Abdômen definido com dicas de alimentação e exercícios da PROTESTE

Abdômen definido com dicas de alimentação e exercícios da PROTESTE

A barriga definida é possível com a combinação de alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos

Conseguir o abdômen definido parece um desejo distante para muitas pessoas que praticam exercício físico. Isso porque eliminar peso, perder barriga e definir os músculos é um processo que leva tempo, dedicação e disciplina. E não tem como fazer isso sem os devidos cuidados, que incluem a alimentação e a prática de exercícios físicos.

Esse ainda é um desafio para muitas pessoas porque nem todo mundo tem conhecimento ou acesso à informação sobre como se alimentar melhor e incluir exercícios em seu dia a dia. Além disso, a dependência dos alimentos industrializados, que tornam as refeições mais práticas, e a rotina exaustiva, que tira a motivação para se exercitar, também são grandes empecilhos. 

banner-reclame

Portanto, neste artigo trouxemos dicas para quem tem dificuldade em seguir uma alimentação mais saudável e começar a praticar exercícios físicos. Veja nos próximos tópicos dicas que poderão te ajudar a secar a barriga e definir o abdômen!

Como perder a barriga e definir o abdômen?

É no verão que a gordura abdominal mais incomoda as pessoas. Afinal, o clima quente é propício para ir à praia, passar o dia em um clube e exige a utilização de roupas mais frescas, curtas e que podem evidenciar a barriga. Mas afinal, como perder a gordura e definir o abdômen de forma saudável? 

Primeiro, é importante saber o que é o abdômen. Ele é uma parte do corpo humano que abriga todo o sistema digestivo e geniturinário. O abdômen é separado do tórax pelo diafragma e é composto por diversos músculos

Dica: Alimentação e exercício são as formas de prevenir o infarto

Quando nos alimentamos mal e não queimamos as calorias em excesso que foram ingeridas, a gordura extra começa a se prender em diversas regiões do corpo, principalmente no abdômen. É por isso que esse é o local que mais incomoda aqueles que estão com excesso de peso. 

Sabendo disso, a forma de eliminar esses quilos a mais e definir os músculos do abdômen é com alimentação saudável e atividades físicas. Esses são dois cuidados importantes para quem quer perder peso, manter a boa forma e ter mais saúde.

Por que é tão difícil perder a gordura abdominal?

O abdômen é uma região de grande importância para o funcionamento do corpo, pois é nessa parte que estão diversos órgãos. Ele funciona como uma proteção para os órgãos da cavidade abdominal e ainda auxilia na estabilidade da coluna. 

Mas um problema muito comum para quem está acima do peso é a gordura localizada no abdômen. Ela é facilmente evidenciada e parece ser muito mais difícil de perder. Você sabe por que é tão difícil perder a gordura abdominal?

A verdade é que há diversos fatores que dificultam essa queima de gordura, como a falta de exercícios físicos, a má alimentação, problemas hormonais e até a genética. 

Também é importante considerar que há dois tipos de gorduras presentes na região abdominal: visceral e subcutânea. A gordura visceral é aquela localizada nas vísceras e é a mais prejudicial. Já a gordura subcutânea é aquela mais superficial, que fica sob a pele.

Alimentação para secar a barriga

A alimentação é um dos fatores que influenciam na perda de peso e na saúde, por isso, é muito importante ter cuidado com o cardápio se você deseja queimar gordura, definir o abdômen e ter mais saúde. 

Há diversos alimentos que podem influenciar no objetivo de secar a barriga. Por isso, trouxemos os principais itens que devem compor a sua alimentação e que auxiliam na perda de gordura. 

Água

O nosso corpo é composto por mais de 70% de água, portanto, a reposição de líquidos é fundamental em nosso dia a dia para manter uma vida saudável. Além de hidratar, a água possibilita repor minerais importantes e auxilia em problemas como a retenção de líquidos, fazendo com que a pessoa perca o inchaço. 

Verduras e legumes

O consumo de verduras e legumes é recomendado para todas as dietas, pois esses itens são essenciais para repor vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes e proteínas. Além disso, os legumes e as verduras são aliados na perda de peso, pois aumentam a sensação de saciedade com baixas calorias. 

Dica: Alimentação e diabetes: prevenção e cuidados

Frutas

Outro grupo alimentar que auxilia na perda de barriga é o das frutas. Elas possuem diversas propriedades importantes para o nosso corpo, sendo essenciais para repor vitaminas, antioxidantes e outras substâncias importantes. O Hospital Albert Einstein explica que é aconselhável consumir frutas in natura, de preferência com a casca e optar por opções com pouco açúcar, como morango, amora, limão, abacate, framboesa, maçã, laranja e kiwi.

Proteínas

Para perder barriga e fortalecer os músculos abdominais, também é importante consumir proteínas. Elas podem ser de origem vegetal ou animal, sendo essenciais para reparar tecidos e produzir hormônios, enzimas e várias substâncias químicas. Também é essencial para a formação dos ossos, músculos, pele, sangue e cartilagens. O consumo de proteínas pode acelerar o metabolismo e auxiliar na queima de gordura, além de promover saciedade.

Gorduras boas

Também é importante repor gorduras boas para ter uma perda de barriga de forma saudável. Elas são essenciais para o funcionamento do corpo, reduzem os níveis de colesterol ruim, auxiliam na regulação hormonal e equilibram os níveis de insulina. E na perda de peso, essas gorduras possibilitam ampliar a sensação de saciedade, pois sua digestão é mais lenta.

O que não comer para perder a barriga?

Assim como existem diversos alimentos que devemos consumir para auxiliar na perda de peso, é importante eliminar as opções que são prejudiciais para a queima de gordura. Saiba que alguns alimentos dificultam a perda de peso e ainda podem trazer diversos prejuízos para a saúde. Veja a seguir quais são eles!

Frituras

As frituras são altamente prejudiciais ao organismo, pois são calorias vazias. O processo de preparação faz com que os alimentos percam diversos nutrientes e se tornem verdadeiras bombas calóricas

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas também interferem no objetivo de secar a barriga. Elas fornecem muitas calorias e pouco ou nenhum nutriente, além de ser prejudicial para o funcionamento adequado do organismo por causa do álcool.

Alimentos processados

Outro vilão da perda de peso são os alimentos processados. Eles são mais práticos e fáceis de serem consumidos, mas não se engane, os alimentos processados não fornecem nutrientes importantes e aumentam a ingestão de gorduras, sódio, açúcares, entre outras substâncias que prejudicam a perda de peso. 

Guia-do-consumidro

Exercício físico para perder a barriga

Embora a alimentação tenha um papel muito importante na perda de peso, é preciso aliar uma dieta saudável com a prática de exercício físico para secar a barriga e definir o abdômen. Veja a seguir as atividades mais recomendadas para quem quer perder gordura abdominal e destacar os músculos.

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são os mais recomendados para quem quer perder gordura, pois eles estimulam o metabolismo e fazem com que o corpo consuma a gordura localizada. Portanto, se você quer ter um abdômen definido, é muito importante fazer exercícios aeróbicos como pular corda, correr, caminhar, dançar, pedalar, subir e descer escadas, entre outros.

Abdominais

Outro exercício importante para ficar com o abdômen definido é fazer abdominais. Ele possibilita exercitar os músculos da região, sendo também importante para a queima de gordura localizada. Mas vale considerar que fazer apenas esses exercícios não causará a perda de gordura no abdômen. É necessário acelerar o metabolismo com atividade aeróbica também. 

definir abdomen

Nesse caso, há várias formas de fazer abdominais, indo desde a opção mais tradicional, que é deitada com as pernas flexionadas, até modalidades laterais, alternadas, entre outras. Mas antes de começar a fazer abdominais, peça orientações a um profissional para saber como fazer esse exercício corretamente sem causar prejuízos à coluna.

Fortalecimento muscular

Por fim, o fortalecimento muscular também é essencial para conseguir secar a barriga e ter um abdômen definido. Ele pode ocorrer através de diversas práticas, como musculação, pilates, yoga, crossfit e alongamentos. É muito importante fortalecer os músculos para ter mais qualidade de vida e conseguir o abdômen definido.

Lembrando que isso vale também para os demais músculos do corpo. A atividade física que visa fortalecimento também é capaz de acelerar o metabolismo e queimar gordura localizada. Além disso, essa prática possibilita manter o corpo definido, algo muito desejado após a perda de peso.

Dica: Atividade física ou exercício físico? Saiba a diferença

Informe-se com a PROTESTE 

Bom, vimos até aqui que ter o abdômen definido é possível através da atividade física e de uma alimentação saudável. Além disso, falamos sobre os principais alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados para perder gordura abdominal.

Por fim, é importante lembrar que toda dieta e prática de exercícios físicos devem ser recomendadas por um médico e um instrutor físico, pois cada pessoa possui necessidades diferentes que devem ser consideradas antes de qualquer mudança de vida. 

Agora que você já sabe de tudo isso, continue se informando aqui no blog MinhaSaúde e confira outros conteúdos sobre tecnologia e relações de consumo, no ConectaJá e SeuDireito, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve diversas ações em prol das boas práticas no mercado de consumo. Por isso, testamos diversos produtos para ajudar o consumidor na melhor escolha custo-benefício. Conheça nossos testes comparativos e veja qual é a melhor opção para o que você deseja.

Caso tenha algum problema com um fornecedor de produto ou serviço, pode contar com a plataforma Reclame, desenvolvida para receber sua reclamação contra uma empresa. Nós enviamos sua mensagem para o fornecedor em busca de uma resposta e solução para o seu caso. Os associados PROTESTE ainda contam com a ajuda de especialistas em defesa do consumidor durante todo o processo. Ligue para o 4020-7727.