Como refrescar o cachorro no verão? Dicas para cuidar dos pets

Como refrescar o cachorro no verão? Dicas para cuidar dos pets

Se os humanos já sofrem com os dias quentes no verão, imagina só como é para o seu pet?! Por isso, saiba como refrescar o cachorro no verão com dicas de alimentação e cuidados

Os dias quentes no verão podem trazer desconfortos e irritações para o seu animal de estimação. Por isso, os tutores devem seguir algumas boas práticas e cuidados de como refrescar o cachorro ou o gato no verão.

Você sabia que seu cachorro ou gato pode sofrer hipertermia, desidratação e ficar estressado no verão? Quer saber como refrescar o seu cachorro? Aqui, você confere as dicas de cuidados com a alimentação e como melhorar o bem-estar do seu pet em ações simples do dia a dia.

Conheça:

Dicas para cuidar dos pets no verão:

O primeiro passo para cuidar dos pets nos dias de calor é não deixar os animais em locais abafados, com incidência direta da luz solar e sem circulação de ar. Durante todo dia, garanta que o seu animal fique em um local com acesso à sombra, água fresca e com janelas que permitam a ventilação adequada do ar. Além disso, não deixe o cachorro no carro fechado e sem companhia, pois a temperatura do veículo pode aumentar muito rapidamente e o cachorro ficar sufocado. Quando sair do carro, leve o animal de estimação junto com você.

A próxima dica é sobre os passeios nas ruas. Evite sair com seu bichinho em horários entre 10h e 16h, pois é quando há mais incidência de radiação UVB, que é prejudicial para o seu pet. Além disso, o asfalto também fica muito quente e pode causar queimaduras nas patas do animal. Outra sugestão é sempre ter uma garrafinha de água para oferecer ao cachorro durante o passeio na rua.

Caso vá para um local com piscina ou na praia, a atenção precisa ser redobrada. Não deixe o seu pet sozinho perto da água. Isso porque, mesmo que ele saiba nadar, pode se cansar e não conseguir sair da piscina e acabar se afogando.

Hoje em dia existem colchões climatizados que são boas opções para refrescar o cachorro no verão. Eles são um tipo de tapete com material refrescante que ajuda a reduzir a temperatura corporal do animal.

Se o seu cachorro é braquicefálico, obeso, idoso ou filhote, preste atenção aos sinais que ele dá. Estes animais podem ter dificuldade para respirar e também para reduzir a temperatura do corpo nas altas temperaturas. Por isso, atente-se se o bichinho está consumindo água ao longo do dia e se está em um local fresco para que não sinta calor em excesso.

Dar banho com água fresca em seu cachorro também é uma alternativa nos dias quentes, mas atente-se para secá-lo muito bem. A pele molhada do cachorro pode favorecer o crescimento de fungos indesejados.

Outra dica é manter a carteirinha de vacinação do seu pet em dia. Com o calor, temos a tendência a sair mais na rua com os cachorros e gatos. Assim, eles têm mais contato com outros animais e podem ficar expostos a doenças e infecções com mais frequência. Além disso, também mantenha em dia a aplicação de antipulgas e anticarrapatos para evitar que os parasitas se alojem neles.

banner guia de compras alimentação

Alimentação para ajudar a refrescar o cachorro no verão

No verão, os animais de estimação podem ter mais dificuldade para comer por causa das altas temperaturas. Mesmo assim, os tutores precisam oferecer sempre a comida fresca e manter a hidratação do bichinho para prevenir a desidratação. Inclusive, você pode oferecer as refeições em horários com temperaturas mais amenas, como início da manhã e final da tarde.

Nesta época do ano, a recomendação é incentivar que seu cachorro consuma alimentos leves e frescos, como rações úmidas, frutas geladas e também é válido colocar pedras de gelo na tigela de água do bichinho. No caso das rações úmidas, a PROTESTE realizou um teste recentemente e identificou que este tipo de alimento é completo, pois atende integralmente às necessidades nutricionais. Este tipo de alimento possui elevado teor de umidade, cerca de 60%, o que contribui para a hidratação do pet.

Outro fato da ração úmida é que ela é feita com ingredientes frescos, como carne, legumes e vegetais, sendo uma fonte importante de proteínas e outros nutrientes. Inclusive, os animais gostam desta refeição porque é altamente palatável, é fácil de mastigar e ideal para os pets que possuem dificuldade de ingerir líquidos. Vale destacar que estas características são das rações úmidas em sachês ou enlatados, não valem para os petiscos úmidos. Isso porque os petiscos são apenas para serem oferecidos em ocasiões de recompensa, não são refeições completas.

Quer saber mais sobre petiscos? Assista ao vídeo abaixo:

Você sabe quais frutas pode dar para o seu pet? Aqui na PROTESTE já publicamos um artigo apenas sobre frutas. Nele, listamos as frutas que são permitidas para os cachorros, como a maçã, pêra, banana, morango, melancia, pêssego e manga; e, também, as frutas proibidas para os pets, como uvas, cerejas, caqui, frutas cítricas, abacate e carambola. Confira aqui.

Mais uma sugestão é ter sempre o acompanhamento periódico do seu pet com um veterinário de sua confiança. Desse modo, você pode receber as orientações específicas de acordo com as características do seu bichinho de como refrescar o cachorro no verão e também dicas personalizadas de alimentação de acordo com a realidade do seu pet.

O que é hipertermia e como evitar?

A hipertermia é um problema de saúde que pode atingir os animais de estimação no verão. Ela acontece quando a temperatura corporal do pet fica muito elevada e ele não consegue se refrescar sozinho.

A condição é perigosa e o tutor deve levar o cachorro ou gato imediatamente ao veterinário para receber o tratamento adequado. Isso porque a hipertermia pode levar à falência múltipla de órgãos e à morte.

Para se prevenir, fique atento aos sinais: o animal pode apresentar respiração ofegante ou superficial, língua arroxeada, batimentos cardíacos acelerados, desorientação, desmaio, vômitos e tremores. Para evitar que seu cachorro tenha hipertermia, siga as dicas dos tópicos acima de como manter seu pet hidratado, bem alimentado e fresco nos dias quentes.

Pode tosar o cachorro no calor?

A tosa do cachorro pode ser uma aliada para refrescá-lo no verão, mas não é todo pet que pode ser tosado. Para isso, você deve conferir as orientações de acordo com a raça do seu animal. Alguns pets aceitam muito bem a tosa, mas outros não podem ser tosados por causa do tipo do pelo. Outro ponto é tomar cuidado para que a tosa não seja extrema, pois pode deixar a pele do animal exposta e ser prejudicial.

Quer receber mais dicas de produtos e serviços para seu pet? Associe-se à PROTESTE! Aqui, testamos mensalmente itens que fazem parte da rotina com seu animal de estimação e você pode ter acesso em primeira mão sendo um associado.

associado proteste testes comparativos