Conheça terapia que promove conforto e relaxamento

Conheça terapia que promove conforto e relaxamento

Você já ouviu falar do Watsu? Técnica promove um relaxamento físico e mental e pode tratar até mesmo síndrome do pânico

Já imaginou realizar uma terapia em uma piscina aquecida, entrando em profundo estado de relaxamento? Com o Watsu, isso é possível!

O método é uma hidroterapia que promove um relaxamento físico e mental. Para entender os principais aspectos e como funciona o Watsu, o Hospital Albert Einsten conversou com o fisioterapeuta Fábio Jakaitis, especialista em hidroterapia do Centro de Reabilitação Einstein.

O que é?

Em 1980 o americano Harold Dull começou a aplicar os alongamentos e princípios do Shiatsu (método terapêutico originado no Japão) na água. Posteriormente, o nome surgiu justamente da fusão de Shiatsu e de Water, água em inglês.

A terapia deve ser feita dentro de uma piscina aquecida, em média 34ºC. “Uma temperatura semelhante à temperatura do corpo humano, o que promove conforto e ajuda no relaxamento, além de evitar choques de temperatura”, afirma o fisioterapeuta.

Para ajudar no lado emocional, algumas poses remetem aos movimentos do feto dentro do útero, o que gera uma conexão com os sentimentos do paciente.

O ambiente também precisa estar silencioso e calmo, não podendo ter outras atividades ocorrendo no mesmo local. O ambiente pode conter músicas relaxantes ou sons ambientes, porém os volumes não devem atrapalhar a concentração. “Quando possível, é legal reduzir a iluminação para ajudar ainda mais na sensação de tranquilidade”, ressalta Jakaitis.

Outro fator importante é a “Dança da respiração”, onde o terapeuta entra em equilíbrio com a respiração do paciente. “Acontece uma troca energética com o paciente. Dessa forma, o terapeuta não precisa nem usar a fala. Há também uma troca de confiança, onde o paciente tem que se entregar e confiar que não irá se afogar, para alcançar o relaxamento”, afirma.

Indicações

A terapia é aplicada para casos de reabilitação, recomendações de relaxamento físico e mental, recuperação pós-operatório. De acordo com o especialista, o Watsu serve para diversos casos e para quase todos. Além disso, o Watsu pode ser aplicado nos seguintes casos:

  • Pacientes que perderam movimentos por causa de um AVC;
  • Quadros de fibromialgia;
  • Pacientes em pós-operatório (para qualquer parte do corpo em que a dor permanece);
  • Adequação do tônus muscular;
  • Alívio do estresse e Ansiedade;
  • Síndrome do Pânico;
  • Depressão e traumas.

Crianças um pouco mais velhas também podem fazer a terapia para quadros de ansiedade e hiperatividade. Cadeirantes também podem aproveitar os benefícios do exercício na água.

No entanto, há contra indicações  para pessoas com quadros de febre sistêmica, lesões de pele e alguns casos de labirintite. Para pessoas com fobia de água é necessária a realização de uma adaptação prévia.

Gestantes
De acordo com Fábio, o Watsu é altamente indicado para gestantes. Entre os benefícios estão:

  • Diminuição de dor na coluna;
  • Aumentando elasticidade;
  • Alongamento corporal;
  • Relaxamento o corporal.

Quem pode aplicar o Watsu?

Apesar de todos os profissionais do Einstein possuir a formação de fisioterapia, ele ressalta que não é necessário ser fisioterapeuta para ministrar a terapia. “O profissional ​deve fazer os cursos de especialização. São três cursos obrigatórios e é necessário um registro da associação internacional”.