6 conselhos para combater a depressão

6 conselhos para combater a depressão

Uma das doenças mais pesquisadas pelos brasileiros, a depressão é um mal psiquiátrico e, como qualquer doença, requer tratamento médico

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda. Sendo assim, nada tem a ver com fraqueza ou falta de esforço. Além de ser uma das doenças mais pesquisadas pelos brasileiros, recentemente ganhou notoriedade com o desabafo do youtuber Whindersson Nunes. Por isso, separamos abaixo algumas maneiras de combater essa doença que atinge a tantas pessoas.

Depressão é uma doença como qualquer outra

Não é sinal de loucura, nem de preguiça e nem de irresponsabilidade. Se você anda desanimado, tristonho, e acha que a vida perdeu a graça, procure assistência médica.

Falar sobre depressão é a melhor forma de acabar com estigma e combater a doença

À medida que o depressivo passa a falar sobre o tema, ele percebe que não é o único a experimentar essas sensações e que existe tratamento.

Aplicativos de celular são as novas armas no combate à depressão

Plataformas e aplicativos podem melhorar o tratamento de doenças mentais se combinados com terapias convencionais. A identificação precoce de recaídas e o acompanhamento ininterrupto dos pacientes estão entre os benefícios.

É possível combater a doença com uma vida mais saudável

Exercício

Consumir alimentos pobres em gordura e ricos em vitaminas, nutrientes, ômega 3 (encontrado em peixes), além de ácido fólico podem ajudar a regular e a equilibrar seu humor.

Animais podem auxiliar em tratamentos de saúde

Cavalos e cães podem ser treinados para ajudar na superação de problemas como epilepsia, depressão e câncer.

Respiração do Yoga ajuda a combater a depressão

Uma técnica de meditação baseada na respiração conhecida como Sudarshan Kriya yoga ajuda a aliviar a depressão severa em pessoas que não respondem completamente a tratamentos com antidepressivos.