Buscar
MinhaSaúde - Radarproteste
Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Dor de ouvido pode ter diversas causas; veja como tratar

A dor de ouvido é um problema bastante frequente, principalmente em crianças. O problema pode ser ocasionado por infecção por fungos, vírus ou bactérias, as chamas otites. A dor também pode ser causada por lesões no ouvido ou ainda ser reflexo de problemas em outras regiões, como inflamação na garganta ou disfunção na articulação temporomandibular (ATM).

Outras doenças do trato respiratório, como gripes, resfriados, sinusites e alergias, também podem contribuir para o surgimento da dor. Assim como problemas bucais, como gengivite e dor de dente, e acúmulo de líquido no canal auditivo, em especial depois de tomar banho ou entrar em piscinas e mar.

Também é comum que as dores sejam causadas pela variações de pressão, comuns principalmente em crianças ao andar de avião. Além disso, a dor de ouvido também pode ser causada pelo acúmulo de cerume, mais conhecido como cera.

Para reconhecer se há algum problema no ouvido, deve-se observar os seguintes sintomas:

Em crianças muito pequenas, fique atento se a criança:

Nesses casos, o paciente deve ser encaminhado ao médico para avaliar qual a origem da dor de ouvido. O diagnóstico se baseia no levantamento da história prévia. Por isso, o profissional irá verificar se houve infecção anterior ou se a pessoa introduziu algo no canal auditivo, por exemplo. Também serão analisados os sintomas e os exames do ouvido, realizados com aparelhos específicos, como otoscópio e microscópio.

Muitas vezes o tratamento se baseia em amenizar a dor, e podem ser utilizados analgésicos como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar.

Já em caso de infecções, o problema deve ser tratados com antibióticos. Em caso de acúmulo de cerume, que ocorre principalmente em pessoas mais velhas, pode ser necessária uma lavagem feita pelo médico otorrinolaringologista.

Quando a dor for causada por outras questões, como problemas na articulação da mandíbula ou de garganta, é preciso tratar a causa.

+Leia também: Veja quais são os mitos e verdades sobre a dor de ouvido

Como evitar a dor de ouvido?

Com informações do Portal Drauzio Varella.

Tags