Dores no pescoço: como prevenir e aliviar o desconforto, segundo especialistas

Dores no pescoço: como prevenir e aliviar o desconforto, segundo especialistas

O envelhecimento contribui para a perda de eficácia dos discos na coluna, que atuam como amortecedores

Especialistas advertem que até 80% da população enfrentará desconforto no pescoço em algum ponto de suas vidas, sendo que a metade dos americanos enfrentará essa questão no decorrer deste ano. As informações são do jornal Folha de S.Paulo

Julia Bizjack, fisioterapeuta ortopédica da Cleveland Clinic, destaca que, embora acidentes e eventos traumáticos possam causar dor no pescoço, na maioria das vezes, ela resulta de movimentos diários como sentar no sofá, trabalhar no computador ou dirigir.

O envelhecimento contribui para a perda de eficácia dos discos na coluna, que atuam como amortecedores. A prevenção da dor no pescoço envolve o fortalecimento dos músculos paravertebrais que sustentam as costas. 

A perda de força nas costas superiores, com a inclinação para frente dos ombros e cabeça, é comum com a idade. Exercícios simples em casa, como empurrar a mão contra a testa ou a parte de trás da cabeça, são recomendados, assim como a prancha para fortalecer o núcleo, costas e ombros.

Manter uma postura correta é crucial. Ao sentar-se à frente de uma tela ou dirigir, é necessário manter os ombros para cima e para trás, com a cabeça alinhada às costas. Ajustar a altura da mesa ou monitor ao nível dos olhos ao trabalhar no computador ajuda a evitar a inclinação da cabeça para frente, promovendo uma postura mais saudável.

Giovana