Impurezas do café vão de pelos de roedores a insetos

Impurezas do café vão de pelos de roedores a insetos

Cafés de marcas comerciais vendidos nos supermercados podem apresentar impurezas que são difíceis até de acreditar; veja como se livrar delas

O café é um dos produtos mais consumidos e comercializados no mundo, sendo o Brasil o maior produtor e exportador de café (grãos e processado) do mundo. No entanto, cafés de marcas comerciais vendidos nos supermercados podem apresentar impurezas. Por isso é preciso estar atento à qualidade dos cafés. Veja quais são algumas das impurezas do café que podem tirar um pouco do prazer em apreciar a bebida.

Use nosso comparador antes de comprar qualquer marca de café.

Insetos

Alguns testes de cafés que fizemos nos últimos anos detectaram a presença de fragmentos de insetos. Em alguns casos, foram detectadas a presença de insetos inteiros. A Anvisa tolera até 60 fragmentos de insetos como indicativo de falhas das boas práticas (não considerados indicativos de risco).

produto de qualidade

Pelos de roedores

Pelos de roedores também são encontrados em marcas de café com problemas de higiene em suas instalações industriais. Na maior parte das vezes, eles só são detectáveis com auxílio de um microscópio.

Larvas e parasitos

Problemas de higiene nas instalações de produção de café também podem levar ao aparecimento de larvas e parasitas. Há alguns anos, o Procon/MG retirou do mercado algumas marcas de café que apresentavam essas impurezas.

Cascas e paus

É muito comum encontrar fragmentos de cascas e paus nos cafés que decorrem da manipulação dos grãos de café nas plantações. A resolução da Anvisa que regulamenta o assunto permite até 1% desses fragmentos nos cafés. Mas não é incomum que algumas marcas de café superem esse patamar em casos isolados.

+Leia também:
– Cafeína: quantidade ideal a ser consumida por dia
– Café de boa qualidade: como diferenciar as marcas?
– Armazene o pó de café corretamente para manter o aroma

Proteja seus direitos e consuma produtos de qualidade

Como já dissemos, a presença dessas impurezas faz com que seja muito importante escolher bem o café consumido no dia a dia. Nosso mais recente teste avaliou 20 lotes de marcas de café e entre as não conformidades encontradas estiveram fragmentos de insetos acima do permitido (60), presença de inseto inteiro e/ou à presença de cascas e paus acima de 1%. Fique de olho e use nosso comparador.