O que diz o novo guia alimentar do Ministério da Saúde

O que diz o novo guia alimentar do Ministério da Saúde

Para ajudar a população a adotar hábitos saudáveis, o Ministério da Saúde lançou um novo Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos

De acordo com o Ministério da Saúde, 4,4 milhões de crianças estão acima do peso no Brasil, sendo que mais de 2 milhões têm sobrepeso, cerca de 1 milhão têm obesidade e aproximadamente 750 mil crianças tem obesidade infantil grave. Para ajudar a população a adotar hábitos saudáveis, o Ministério da Saúde (MS) acaba de lançar o novo Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. A pasta também divulgou o início da 1ª Campanha Nacional de Prevenção da Obesidade Infantil.

No guia, o Ministério da Saúde traz recomendações para que as crianças criem hábitos de alimentação saudáveis. De acordo com a pasta, esta nova edição busca responder às transformações sociais e às mudanças nas práticas alimentares ocorridas nos últimos anos.

+Leia também: 10 passos para alimentação e hábitos saudáveis até os dois anos

Assim, a nova versão tem como objetivo apoiar a família nos cuidados diários com a alimentação e a ação de profissionais da Saúde no desenvolvimento relacionadas à Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na avaliação da nutricionista Rita de Cássia Ferreira Frumento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), o trabalho é um aliado daqueles que possuem a missão de cuidar das crianças. “O guia é mais um instrumento para os nutricionistas de todo o Brasil desenvolverem ações específicas relacionadas à alimentação dos pequenos”, declara.

O guia é mais um instrumento para os nutricionistas de todo o Brasil desenvolverem ações específicas relacionadas à alimentação dos pequenos.

Guia Alimentar ressalta importância da amamentação

O guia dá grande destaque à importância da amamentação. A recomendação atual é que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida e por dois anos ou mais. Nos primeiros seis meses, o indicado é que a amamentação seja exclusiva até os seis meses. Ou seja, nesse período a criança não deve ingerir nenhum outro alimento.

O documento também orienta que os pais reservem um tempo para que a criança pratique atividade física e brinque sem TV, celular ou videogame. A cartilha traz ainda, pela primeira vez, recomendações para a dieta de crianças vegetarianas. Além do lançamento do guia, a campanha incluirá peças publicitárias e acompanhamento de equipes nutricionais em escolas públicas, promovendo hábitos saudáveis e fazendo uma triagem de crianças que estejam com excesso de peso para atendimento na rede pública de saúde. A publicação pode ser baixada gratuitamente na internet.