Ora-pro-nóbis: quais tipos da planta são comestíveis?

Ora-pro-nóbis: quais tipos da planta são comestíveis?

Existem três tipos de ora-pro-nóbis: brancas, rosas e douradas

Sendo rica em fibras, cálcio e muitos outros nutrientes importante para a prevenção de doenças e o bom funcionamento do nosso organismo, a Ora-pro-nóbis, uma Planta Alimentícia Não Convencional muito querido pelos vegetarianos e veganos, tem como sugestão a ingestão diária de 100 gramas, equivalentes a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas. 

Existem três tipos de ora-pro-nóbis: brancas, rosas e douradas. Todas são comestíveis, mas a versão rosa deve ser cozida em água por dois minutos ou refogada para reduzir o teor de oxalato, uma substância presente nela. 

Embora o oxalato seja naturalmente eliminado na urina, o consumo excessivo pode contribuir para a formação de pedras nos rins em pessoas predispostas, além de interferir na absorção de minerais no intestino.

A nutricionista Nara Oliveira, da clínica Tivolly em Brasília, destaca a atratividade da planta para os adeptos da dieta sem carne devido aos seus 2,7 gramas de proteína por 100 gramas de folha.

É possível adquirir a ora-pro-nóbis em feiras de orgânicos, lojas de suplementos alimentares ou cultivá-la em casa para tê-la diariamente à disposição para o consumo. As informações são do Metrópoles. 

author avatar
Giovana