Pedra nos rins: sintomas, como é a dor e tratamento

Pedra nos rins: sintomas, como é a dor e tratamento

Pedra nos rins ou cálculo renal é um problema de saúde que pode afetar muitas pessoas, mas tem tratamento e pode ser prevenido. Saiba o que fazer

Ter pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, pode ser algo muito doloroso. Porém, todo mundo deve saber que existe tratamento médico e a prevenção é o melhor remédio para este problema de saúde. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 13% da população mundial possui cálculos renais e, no Brasil, o número representa 5% dos habitantes. Pode parecer pouco, mas se no país existem 212 milhões de pessoas, significa que pelo menos 10 milhões têm cálculo renal

Ter bons hábitos alimentares e se hidratar corretamente é a receita para não ter pedra nos rins, mas, caso o problema apareça, a rapidez no tratamento é essencial para não ter complicações. Isso porque os cálculos não tratados podem levar à perda do rim afetado. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a condição costuma afetar mais os adultos entre 20 e 25 anos de idade, e é mais comum em homens. Inclusive, quem já teve cálculo renal pode ter o reaparecimento do problema nos 10 anos seguintes.

Banner canal Reclame

Outro dado da pesquisa informa que, no verão, aumenta em 30% a incidência de pedra no rim. Como o Brasil é um país tropical, com altas temperaturas o ano todo, é importante você se cuidar para não desenvolver esse problema.

Continue a leitura e descubra mais sobre essa doença, suas principais causas, como tratar e se prevenir.

O que é pedra no rim?

Primeiramente, é importante saber o que é o rim. O corpo humano possui dois rins que podem ser definidos como glândulas responsáveis por filtrar e excretar dejetos presentes no sangue. Por isso, são os principais órgãos do sistema urinário. Eles possuem entre 10 e 13 cm, o formato é parecido com um feijão e estão localizados na região lombar (costas). Sua importância é tanta que a insuficiência renal é considerada fatal e precisa de cuidados intensivos para ser revertida com sucesso.

As pedras nos rins, ou também conhecidas como cálculos renais, são formações endurecidas no formato de pedrinhas, que se formam nos rins ou nas vias urinárias em decorrência do acúmulo de cristais na urina. De acordo com o site do Hospital Israelita Albert Einstein, os cálculos renais são classificados pela localização, que podem ser: renais, quando estão dentro dos rins; ureterais, quando estão no ureter; e, vesicais, quando estão na bexiga. Além disso, os cálculos ainda podem ser formados por várias composições, sendo as mais comuns de oxalato de cálcio, ácido úrico, estruvita e fosfato de cálcio.

Dica: Segurança alimentar: entenda a importância

É importante ressaltar que nossa urina é composta de água e outros elementos, como sódio, cálcio, oxalato e fosfato. Quando não há uma boa distribuição deles e filtragem com hidratação, pode ocasionar um acúmulo dessas substâncias. Portanto, os motivos delas surgirem são diversos, vão desde a alimentação até o baixo consumo de água.

Onde dói quando tem pedra no rim? Saiba como é a dor

A pedra no rim pode passar despercebida, ou seja, sem sintomas em algumas pessoas. Por outro lado, a crise de cálculo renal pode causar uma dor muito intensa, aguda, que só melhora com medicação intravenosa.

O sintoma típico deste problema de saúde é a cólica em formato de uma dor lombar aguda, unilateral, que começa na região lombar e vai para a frente do abdômen, chegando até a virilha (região inguinal). Costuma ter picos de dor e momentos de alívio, e piora ao se movimentar ou ingerir líquidos.

Também pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, sangue na urina, diminuição no fluxo urinário e infecções urinárias. Em alguns casos há a necessidade até de internação para retirada por meio de tratamento médico. Em outros casos, as pessoas expelem urinando e nem percebem.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por um médico por meio da avaliação clínica com o relato do paciente sobre a dor intensa e a presença de sangue na urina. Além disso, o profissional também pode solicitar alguns exames, como raio-X do abdômen, ultrassom e urografia excretora, que avalia as vias urinárias.

Por isso, sempre procure o médico em casos de sintomas.

Qual é a causa das pedras nos rins?

Como dito anteriormente, as causas das pedra no rim são diversas. O importante é você adquirir bons hábitos no seu dia a dia para evitar essa doença. Dentre as principais estão:

Falta de líquido

A desidratação é uma das causadoras. O ser humano precisa beber bastante água ao longo do dia para o funcionamento dos órgãos e eliminação das toxinas. Quem não consome água dentro do necessário pode favorecer o acúmulo de sais minerais e proteínas que ocasionam a formação dos cálculos renais.

Sedentarismo

Movimentar o corpo diariamente contribui para uma boa saúde física e renal, pois mexer os músculos ajuda na eliminação de sais minerais, que quando em excesso ou acúmulo criam os cálculos renais. Portanto, hidrate-se sempre e faça exercícios físicos.

Obesidade

Assim como fazer atividades físicas é importante, a obesidade deixa a pessoa mais propensa a ter cálculos renais. Quem está acima do peso é afetado pela resposta à insulina, alterando a forma como elimina a urina e resultando na criação de cristais nos rins.

Excesso de proteína e sal

A sua alimentação impacta diretamente na saúde dos rins. O excesso de sal e proteína pode sobrecarregar o rim e desenvolver uma inflamação que obstrui a passagem do sangue.

Dica: Saiba os perigos da pressão alta para a saúde

Hiperparatireoidismo

O hiperparatireoidismo é uma disfunção nas paratireoides. Quem sofre desse mal pode ter doença nos rins devido às alterações nos órgãos hormonais, essenciais para o funcionamento do sistema circulatório e urinário.

Doenças inflamatórias intestinais

Pesquisas mostram que pacientes com doenças no intestino são mais propensos a desenvolver pedra nos rins. A frequência de litíase neste grupo varia de 12% a 28%, enquanto nas outras pessoas é entre 1% a 14%.

Predisposição genética

A genética também tem influência no aparecimento de pedra no rim. É comum perceber várias pessoas da mesma família com esse problema, sendo maior prevalência no sexo masculino. Motivos? A tendência de estarem em trabalhos que exigem mais força, o que os fazem transpirar mais, perder líquido e estimular o acúmulo das substâncias que ocasionam a doença.

Sintomas de pedra nos rins

Cólica renal

Um dos mais comuns, sentir cólica renal significa que há algo obstruindo a urina para a bexiga. Esse acúmulo aumenta a pressão e, então, uma dor intensa. Muitas vezes o paciente precisa ir ao hospital para fazer uma analgesia.

Sangue na urina

Esse sintoma ocorre porque quando o cristal se desloca para a uretra pode causar um dano na estrutura, levando os vasos sanguíneos a dilatarem e sangrarem.

Em alguns casos, o sangue na urina é apenas visível através de exames.

Alteração do fluxo urinário

Se o acúmulo na urina gera dor, consequentemente, há uma alteração no fluxo urinário, causando infecção e alteração nas idas ao banheiro.

Infecção urinária

Estritamente relacionado ao item anterior, os cálculos viajam pelo trato urinário, geralmente causam dor e sangramento. Quando ficam presos, causam infecção e, consequentemente, bloqueiam o fluxo da urina.

Guia do consumidor

Saiba como é o tratamento para o cálculo renal

Existem alguns tratamentos disponíveis, destacando que a escolha do método deve ser feita por um médico após análise do paciente, pois cada caso é um caso.

Medicamentoso

Normalmente, o médico receita remédios atribuídos à melhora da dor e para expelir a pedra no rim, como anti-inflamatórios, analgésicos, ou anti-espasmódicos.

Litotripsia

É um tratamento não tão invasivo com o bombardeamento das pedras por ondas de choques, levando a sua fragmentação e eliminação pela urina. Assim, os fragmentos são mais facilmente eliminados pela urina.

Cirurgia de pedra nos rins

Em último caso é realizada uma cirurgia ou quando o paciente está com muitas pedras ocasionando algo mais grave. Durante o procedimento cirúrgico, é feita a retirada completa dos cristais no rins. A cirurgia pode ser endoscópica ou ureteroscopia. No entanto, ela não é definitiva, caso os seus hábitos continuem, a pedra no rim surge novamente.

Prevenção de pedra nos rins

Quer evitar passar por tudo isso? Invista na prevenção. Em poucos hábitos, você consegue evitar essa doença e ainda ter um organismo mais saudável. Os cuidados compreendem uma alimentação mais saudável e a prática de atividade física. Saiba mais sobre seus benefícios!

Beber muita água

Beber água regularmente só traz benefícios à saúde, inclusive a água de coco. E quando se fala da saúde dos rins é a mesma coisa. Beba de dois a três litros por dia, a não ser no verão com a prática de atividades físicas, daí é importante consumir mais devido aos altos níveis de transpiração.

O consumo de água também contribui para evitar problemas típicos do verão, como a insolação. Vale destacar que a ingestão de líquidos é recomendada durante todo o ano, já que vivemos em um país tropical. 

Veja o nosso artigo sobre água de coco e acesse o resultado do teste comparativo com as principais marcas do mercado. Nossos especialistas avaliaram as opções mais consumidas e classificaram as melhores escolhas para o consumidor.

Evitar o excesso de proteína e sal

Controle a ingestão de alimentos ricos em proteínas e cálcio, pois uma das causas dos cálculos renais é o excesso de ácido úrico e cálcio presente nesses alimentos. Por isso, tenha uma dieta rica e balanceada.

Praticar atividade física

Manter o corpo em movimento ajuda em diversos sentidos. Praticar atividade física faz com que seu fluxo sanguíneo flua bem, além de ajudar na filtração dos rins e da urina, prevenindo a formação das pedras.

Dica: Metais pesados nos alimentos: cuidados e perigos

Suco de limão na prevenção da pedra nos rins

Os sucos cítricos, como o de limão, podem ser aliados na prevenção das pedras nos rins. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, este tipo de bebida protege o organismo contra a formação dos cálculos. Além disso, a orientação também é consumir legumes crus ou cozidos e verduras em folha na rotina alimentar e frutas todos os dias.

Alimentos para evitar no caso de pedra nos rins

Alguns alimentos podem contribuir para a formação das pedras nos rins. Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia divulgou uma lista com o que o ser humano deve evitar, principalmente quem já teve este problema de saúde anteriormente.

A lista inclui: “azeitona, bacalhau, salgadinhos, queijos amarelos, temperos e molhos prontos, caldos concentrados, molho inglês, sopas de pacote, cubos de caldos, embutidos, conservas, enlatados, carnes salgadas, bolachas recheadas e salgadas, margarina ou manteiga com sal, requeijão, café, bebidas achocolatadas, chocolate, chá preto, mate ou verde, espinafre, nozes, mariscos e frutos do mar“.

A SBU também orienta o consumo moderado de vitaminas C e D e dentro da recomendação médica. Isso porque estas substâncias podem se tornar tóxicas no consumo exagerado e favorecer a formação de cristais na urina.

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Vimos que a pedra nos rins é uma doença mais comum do que se imagina em nossa sociedade. Pelo menos 5% dos brasileiros passam por isso e a tendência é esse número aumentar, devido aos maus hábitos adquiridos pela sociedade. 

Veja o nosso teste comparativo de sódio com alguns dos principais produtos do mercado. Aproveite as informações e faça escolhas mais conscientes.

Investir em uma rotina saudável, bebendo bastante água, com uma alimentação balanceada e exercícios físicos, também ajuda a não só ter mais qualidade de vida e bem-estar, como prevenir doenças.

Sentiu alguma dor na região lombar? Procure um médico e não se automedique. O profissional sabe o melhor tratamento para o seu caso.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, desenvolve artigos informativos sobre saúde e bem-estar, direito do consumidor e tecnologia nos canais MinhaSaúde, SeuDireito e ConectaJá, respectivamente. 

Nossos especialistas realizam testes comparativos com os principais produtos do mercado, de eletrônicos a itens alimentícios. Os resultados compartilhados ajudam o consumidor na escolha dos melhores produtos, avaliando o custo-benefício. Os testes são realizados em laboratórios credenciados por órgãos regulamentadores, a partir de critérios técnicos. 

A PROTESTE também oferece o canal Reclame, que está disponível para você encaminhar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem é enviada para a empresa e a resposta chega na própria plataforma, em busca de uma solução para seu problema. Os associados possuem o auxílio de nossos especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7747.

Texto atualizado em 29/02/2024