Buscar

MinhaSaúde - Radarproteste

Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Chuvas intensas no Brasil: duas regiões serão as mais atingidas; veja

O Brasil enfrenta um período de chuvas intensas e volumosas, com destaque para as regiões Nordeste e Norte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para diversas áreas, indicando a possibilidade de alagamentos, deslizamentos e outros transtornos.

Nordeste sob alerta

O Nordeste brasileiro enfrenta um período de chuvas intensas e contínuas, com registros de acumulados pluviométricos acima da média histórica. O Inmet emitiu alerta laranja para diversas áreas da região, indicando a possibilidade de chuvas intensas, com acumulados que podem chegar a 100 mm em 24 horas, acompanhadas de ventos fortes, podendo chegar a 100 km/h.

Alguns estados, como a Paraíba, já registraram recordes de precipitação em curto período, com impactos significativos em diversas cidades. A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos e outros problemas.

Região Norte também sofre com as chuvas

A região Norte também está sob alerta para chuvas intensas, com previsão de acumulados de até 100 mm em 24 horas para áreas do Amazonas, Tocantins, Maranhão, Amapá e Pará. A combinação de chuvas intensas com o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos e inundações em áreas de risco.

Recomendações

O que causa as chuvas intensas?

As chuvas intensas que atingem o Nordeste e o Norte são resultado da combinação de diversos fatores climáticos, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a atuação de sistemas frontais. Esses sistemas atmosféricos favorecem a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de precipitações intensas.

As chuvas intensas que atingem o Nordeste e o Norte do Brasil exigem atenção especial das autoridades e da população. É fundamental seguir as orientações da Defesa Civil e tomar as medidas necessárias para se proteger e proteger sua família. As informações são do Canal Rural. 

Tags