Saiba como fazer uma ceia de Natal saborosa e nutritiva

Saiba como fazer uma ceia de Natal saborosa e nutritiva

Quer aprender a fazer uma ceia de Natal saudável e livre de excessos, mas sem perder o sabor e o visual atrativo da mesa? Confira nosso artigo!

Com a chegada das festividades de fim de ano, muita gente já começa a pensar na ceia de Natal. Além de ser um momento para estar com pessoas queridas, trocar presentes e, para quem acredita neles, fazer os tradicionais rituais religiosos, esse também costuma ser um momento que envolve uma mesa farta, repleta de comidas e bebidas.

Banner canal Reclame

Mas, como não exagerar na ceia de Natal? Como terminar o ano de forma mais saudável, sem excessos e com alimentos mais nutritivos? Como usar o melhor de cada uma das opções de alimentos, mantendo a ceia saborosa e a mesa de Natal visualmente atrativa? É exatamente sobre isso que nós vamos falar no artigo abaixo.

Acompanhe!

Como montar uma ceia de natal nutritiva?

Se você acha que Natal é sinônimo de excessos e comidas gordurosas, é hora de repensar seus conceitos. A verdade é que montar uma ceia natalina nutritiva e saborosa é possível e nós vamos te dar algumas dicas para te ajudar nessa missão.

Fique atento aos nutrientes

Quando estamos falando de uma ceia nutritiva, não é sobre a quantidade de calorias sobre a mesa. Você não precisa investir em produtos fitness para montar uma ceia de Natal saudável, mas precisa levar em conta a diversidade de nutrientes encontrados nos alimentos que você serve para seus convidados. Frutas, oleaginosas, carnes magras e bebidas naturais são ótimas opções para garantir que a sua ceia será nutritiva.

Evite excessos alimentares

As festividades de fim de ano são conhecidas como um período de ingestão exagerada de bebidas e comidas. E a verdade é que não precisa ser assim! Ninguém precisa ter uma preocupação exagerada com o que consome nesse período, visto que é um momento de confraternização entre familiares e pessoas queridas. 

Mas, ao mesmo tempo, é fundamental manter o bom senso e não exagerar na comida e na bebida só porque a mesa tem muitas opções — e aqueles com condições específicas de saúde, como os diabéticos, os hipertensos e as gestantes, devem ficar ainda mais atentos. Cuidado redobrado com o excesso de açúcar, gorduras saturadas e alimentos com muito sódio.

Prefira os alimentos naturais

Um bom jeito de montar uma ceia de Natal nutritiva e saborosa é investir em alimentos naturais. Bebidas açucaradas (como sucos com adição de açúcar e refrigerantes), embutidos, refeições prontas e salgadinhos são alimentos que podem ser substituídos por opções muito mais saudáveis e, ainda assim, saborosas e do gosto de todos.

Dica: Café da manhã saudável simples e fácil: confira nossas dicas

Substituições inteligentes

Não pense que para montar uma ceia de Natal saudável você vai precisar abrir mão do sabor dos alimentos. A verdade é que existem algumas substituições inteligentes que você pode fazer para manter o nível nutritivo da refeição, sem deixar de agradar o paladar dos seus convidados. Confira algumas opções!

Bebidas

Em relação às bebidas, a dica é evitar opções com muito açúcar. Refrigerantes e sucos com adição de açúcares costumam ser comuns na ceia de Natal dos brasileiros, mas uma opção muito mais saudável e saborosa são os sucos de frutas naturais, que não contém a adição de açúcar.

E se você fica com preguiça só de pensar em pegar o liquidificador para bater as frutas, saiba que existem diversas opções de suco de laranja natural no mercado. A PROTESTE fez um estudo comparando cinco marcas deste tipo de produto e divulgou um relatório apresentando os critérios levados em conta e as melhores opções para você. Para acessar o material, basta você se tornar um associado da instituição e ter acesso a milhares de dicas sobre seus direitos como consumidor.

Petiscos

Os embutidos costumam ser alimentos muito presentes na ceia de Natal das famílias brasileiras. Mas, que tal trocar, por exemplo, o bacon e a calabresa por opções muito mais nutritivas e saborosas, como oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes são ótimas opções) e chips de batata?

Nesse último caso, lembre-se que para manter os nutrientes do vegetal e reduzir o nível de gordura do alimento, o ideal é que as batatas sejam fritas sem óleo. Veja nossa receita de batatas rústicas na airfryer:

Falando em airfryer, você sabe quais são as melhores opções do eletrodoméstico no mercado? A PROTESTE já testou 26 fritadeiras elétricas e traz um comparativo completo entre as airfryers disponíveis no Brasil, recomendando as melhores opções para o consumidor brasileiro. Vale a pena conferir!

Teste das fritadeiras

Sobremesas

As sobremesas costumam ser outra grande tentação da ceia de Natal. Mas, existe uma alternativa que vai manter o sabor dos seus doces e elevar o nível nutritivo do que você e seus convidados consomem nos dias 24 e 25 de dezembro: as frutas. Torta de limão, pavê de abacaxi e mousse de maracujá são algumas das opções para que você possa fazer substituições inteligentes na sua ceia de Natal.

Dica: Laranja: conheça os benefícios da fruta para sua saúde

Cuidado com o álcool

Não é só pelo exagero na comida que as festividades de fim de ano são conhecidas. Esse também costuma ser um período de excesso de bebidas alcóolicas, o que deve ser um ponto de atenção na sua ceia de Natal. Além de geralmente ser muito calórica, esse tipo de bebida, se consumida em excesso, pode acarretar inúmeros problemas de saúde e até mesmo ser causa de conflitos familiares — quem nunca presenciou uma briga em festas de família entre pessoas alcoolizadas, não é mesmo?

O ideal é manter o bom senso e, se for o caso, consumir uma quantidade mínima e adequada para manter a diversão, sem perder a saúde e a harmonia da ceia.

Como organizar a ceia de Natal

Agora que você já sabe como montar uma ceia de Natal nutritiva e conhece algumas substituições inteligentes que podem te ajudar nisso, é hora de conhecer alguns fatores que você precisa levar em conta na hora de se preparar para a confraternização.

Conheça seus convidados

Por mais gostosa e nutritiva que esteja sua ceia de Natal, ela só vai fazer sucesso mesmo se agradar seus convidados. Por isso, é fundamental conhecer preferências e possíveis restrições alimentares, como intolerância à lactose ou doença celíaca, e levar isso em conta na hora de fazer suas compras e preparar os alimentos.

Veja sua dispensa

Sem essa de sair pegando tudo o que vê na prateleira do mercado. Antes de ir às compras, confira os alimentos que você já tem na sua dispensa e veja o que pode ser aproveitado na preparação da sua ceia. Essa também é uma época conhecida pelo desperdício de alimentos e adotar esse hábito é fundamental para evitar esse tipo de situação.

Guia do direito do consumidor

Elabore uma lista de compras

Planejar quais serão os pratos da sua ceia de Natal é importante para que você possa elaborar uma lista de compras e ir ao mercado sabendo, exatamente, o que você precisa colocar no carrinho. E para essa lista de compras ser efetiva, temos algumas dicas: coloque a quantidade necessária de cada produto, tente listar os produtos em uma ordem compatível com a distribuição deles no supermercado e priorize itens essenciais, deixando o que for mais supérfluo para o fim da lista.

Higienize e armazene os ingredientes corretamente

Não adianta acertar na compra dos ingredientes e errar na hora de higienizá-los e armazená-los em casa. No caso da higienização, as dicas são limpar as superfícies antes de colocar os alimentos sobre elas, e lavar as frutas e vegetais com uma solução desinfetante e secá-los antes de armazená-los.

A solução pode ser feita com uma colher de sopa rasa de água sanitária (10 ml) em um litro de água. Deixar os vegetais em molho por 15 min e, em seguida, lavá-los em água corrente.

Para o armazenamento, o mais importante é guardar primeiro os alimentos que precisam ser armazenados sob refrigeração, separando os crus dos já cozidos, para que um não influencie no sabor do outro. Os demais produtos devem ser armazenados em lugares limpos, secos e arejados

Dica importante: organize os produtos por ordem de vencimento, deixando os que vencem mais rápido à frente, para que possam ser consumidos primeiro.

Dica: Conheça os benefícios da granola para saúde

Conheça o curso de aproveitamento integral dos alimentos

Sabe um bom jeito de evitar o desperdício tão comum nesse período? Aproveitar integralmente os alimentos, usando cascas, sementes, folhas e talos. Além de contribuir para o meio ambiente, é uma boa forma de aumentar o potencial nutritivo das suas refeições e, claro, economizar.

A PROTESTE, por meio da Escola do Consumo, oferece o curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos, que é online, 100% gratuito e tem duração aproximada de duas horas. Nas aulas, você vai aprender a elaborar um cardápio semanal nutritivo, a analisar os rótulos dos alimentos corretamente, a organizar uma lista de compras funcional e econômica e muito mais.

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, tem como objetivo levar informações de qualidade para que os cidadãos possam fazer boas escolhas de consumo para sua saúde, segurança e qualidade de vida.

Continue no MinhaSaúde para acompanhar mais artigos sobre alimentação, saúde e bem-estar. Visite os blogs ConectaJá e SeuDireito para conhecer as novidades da tecnologia e dos direitos do consumidor.

Conheça outros testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas e levam em consideração características importantes para o consumidor. Nós analisamos de eletrônicos a itens de alimentação e, ao final, indicamos qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício

Envie sua reclamação de consumo contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. Nós encaminhamos a sua mensagem para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Mylla Moura

Mylla Moura

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Engenheira de Alimentos pela UFRJ