Dengue: como prevenir? Veja dicas e cuidados necessários

Dengue: como prevenir? Veja dicas e cuidados necessários

A colaboração de todos é essencial para reduzir o risco de transmissão da doença e proteger a saúde da comunidade

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, representa um risco constante à saúde pública. A proliferação do mosquito, facilitada pela água parada, exige medidas de prevenção eficazes e contínuas por parte da comunidade.

Medidas simples podem ser adotadas para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Isso inclui evitar deixar água parada em vasos de plantas, recipientes ao ar livre e pneus, além de manter a caixa d’água limpa e fechada, e limpar calhas e lajes regularmente.

Uma solução eficaz para evitar acúmulo de água nos pratos de plantas é colocar areia, impedindo que a água se acumule após a rega. Além disso, o uso de repelentes à base de DEET, IR3535 ou icaridina é recomendado pelo Ministério da Saúde para proteger contra as picadas do mosquito.

Instalar telas de proteção em janelas e portas e usar roupas de mangas compridas e calças também ajudam a evitar o contato com os mosquitos.

Manter a higiene das vasilhas dos animais de estimação é fundamental, assim como colocar cloro e tela nos ralos que recebem água da chuva. Realizar vistorias semanais em casa para eliminar qualquer foco de água parada é uma prática importante na prevenção da dengue.

Para ler a matéria completa, acesse este link.