Idosos: qual é o exercício físico mais indicado na velhice?
Nessa fase, é importante cuidar da saúde física e mental para ter uma vida mais saudável
Exercício físico é uma parte importante para a rotina das pessoas por ajudarem a prevenir doenças cardíacas, melhorar o fortalecimento dos ossos, músculos e na saúde mental de quem as pratica. Porém, em certa faixa etária é necessário ter um cuidado maior com atividades físicas.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que na fase da melhor idade – a partir dos 65 anos – é recomendado a realização de exercícios três dias por semana, com atividades moderadas de até 150 minutos como caminhadas, subir e descer escadas ou atividades mais intensas como dança e alongamentos por 75 minutos.
O acompanhamento de um profissional é imprescindível, não importando o tipo de exercício que será realizado, já que qualquer movimento errado pode gerar uma luxação ou lesões que irão atrapalhar a rotina ativa.
Nessa fase é importante dar lugar ao exercício físico que ajude na motivação e proporcione uma interação social, fornecendo uma vida mais ativa e que seja prazeroso. A PROTESTE preparou uma matéria completa com tudo sobre exercício físico, acesse o texto neste link.