Buscar
MinhaSaúde - Radarproteste
Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Jabuticaba: descubra os principais benefícios para a saúde

Resumo:

Nativa do Brasil e conhecida por sua tonalidade roxa, a jabuticaba é considerada uma das melhores frutas do mundo

Típica do Brasil, a jabuticaba está entre as 20 melhores frutas do mundo, conforme ranking do TasteAtlas. Esse fruto da jabuticabeira é um símbolo cultural e gastronômico, com sua tonalidade roxa escura e sabor adocicado e levemente ácido. Mas além dessas características, a fruta se destaca por ser bastante nutritiva, já que é fonte de compostos benéficos para o organismo.

Conforme o TasteAtlas, a jabuticaba tem origem em estados como Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Assim, a fruta possui compostos como cálcio, potássio, ferro, fósforo e antioxidantes – substâncias que protegem as células dos efeitos dos radicais livres. Além disso, ela é fonte das vitaminas C e E.

Aliás, quando se trata da taxa de consumo de frutas entre os brasileiros, um estudo publicado na plataforma Cadernos de Saúde Pública (CSP) destacou que a ingestão regular (durante cinco dias por semana ou mais) desses alimentos e de vegetais foi de apenas 34,1% entre 2008 a 2023. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado é consumir cinco porções de frutas e vegetais por dia.

Jabuticaba e saúde

Suzana Finazzi, formada em nutrição pela Unimogi, diz que a jabuticaba ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, protege contra inflamações e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, já que os antioxidantes reduzem o estresse oxidativo.

Um estudo publicado na revista científica Food & Function analisou os efeitos do suco de jabuticaba no organismo. Os pesquisadores constataram que a bebida exerceu uma proteção na função vascular do corpo.

Ainda, de acordo com um informativo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as propriedades da jabuticaba são capazes de oferecer outros auxílios para o organismo, como:

A casca da jabuticaba também pode ser consumida?

Conforme Suzana, a casca da jabuticaba pode, sim, ser consumida. Aliás, a nutricionista destaca que é nessa parte que está a maior concentração de antioxidantes. De acordo com a Embrapa, esses compostos ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, bem como a proteger o cérebro de problemas relacionados à memória.

Ainda, o informativo ressaltou que essa parte da fruta possui fibras solúveis que auxiliam no controle do colesterol, diminuindo a absorção de gorduras.

Existem contraindicações?

Suzana diz que não existem grandes contraindicações relacionadas ao consumo da jabuticaba. No entanto, apesar de auxiliar o funcionamento do intestino de algumas pessoas, a ingestão exagerada por quem possui alguma sensibilidade nessa parte do corpo pode causar desconforto intestinal. Isso porque a fruta tem bastante fibra.

Como aproveitar a jabuticaba para evitar desperdícios?

A jabuticaba é muito versátil, podendo ser consumida tanto in natura quanto em outras receitas. Assim, vale usar a criatividade para aproveitar a fruta ao máximo, evitando desperdício.

“Uma dica é usar a polpa para sucos e a casca para fazer chás”, recomenda Suzana. Outra ideia é utilizar tanto a casca quanto a polpa para preparar geleias. Ainda, outras maneiras de usar a fruta são em doces, licores e, até mesmo, em vinagre artesanal. “Em algumas regiões também é feita rapadura de jabuticaba”, acrescenta a nutricionista.

A jabuticaba pode ser congelada para consumo?

De acordo com a Embrapa, os frutos da jabuticabeira costumam amadurecer entre agosto e dezembro e entre janeiro e fevereiro. Mas é possível consumir a jabuticaba fora dessas épocas, a partir de seu congelamento.

“Ela pode ser congelada inteira, com casca, para uso posterior. Também pode ser processada em polpa congelada, geleias ou sucos pasteurizados, garantindo consumo ao longo do ano”, comenta Suzana.

3 receitas práticas com jabuticaba

Veja como aproveitar a jabuticaba em preparos diversificados (Foto: Pixabay / JetalProduções).

Veja como aproveitar a jabuticaba em preparos diversificados (Foto: Pixabay / JetalProduções).

Como citado acima, a jabuticaba é um ótimo ingrediente para vários tipos de receitas. É possível fazer desde entradas até sobremesas. Pensando nisso, selecionamos três dicas de preparos com a fruta, a partir de passos a passos do portal da Unimed, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e do Ministério da Saúde.

Antepasto de jabuticaba e cebola roxa

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque as jabuticabas e a água em uma panela, misturando. Leve para ferver, por 10 minutos, e mexa para não grudar no fundo da panela.
  2. Em seguida, retire o líquido com as jabuticabas e coe.
  3. Corte as cebolas em tiras finas.
  4. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola em fogo baixo por 2 minutos.
  5. Depois, junte o açúcar e o sal e deixe caramelizar por 2 minutos.
  6. Junte o aceto balsâmico ou o vinagre e o suco de jabuticaba. Deixe tudo cozinhar em fogo baixo por 7 minutos.
  7. Deixe esfriar e guarde em pote hermético na geladeira.
  8. Sirva com pães, torradas ou em cima de uma salada de folhas.

Geleia de jabuticaba

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Lave bem as jabuticabas e coloque em uma panela.
  2. Acrescente a água e deixe ferver a fogo baixo.
  3. Escorra a água em uma panela limpa.
  4. Em seguida, coloque o açúcar junto com a água fervida da jabuticaba. Mexa para não grudar na panela.
  5. Continue mexendo até engrossar e dar o ponto da geleia.
  6. Depois, espere esfriar e sirva com pães ou queijos.

Molho de jabuticaba para carnes

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma panela, doure o alho no óleo, depois acrescente a carne picada em cubos pequenos. Deixe refogar até a água secar.
  2. Acrescente a cebola e deixe dourar. Depois, acrescente água para cozinhar a carne. Cozinhe até a água secar.
  3. Em seguida, acrescente um pouco de água para triturar no liquidificador. Coe e retorne a panela.
  4. Acrescente o suco de jabuticaba e o amido de milho. Deixe engrossar um pouco.
  5. Depois, sirva o molho com carnes.

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.

Colaborou: Manoela Cardozo.

Tags