Fugindo do treino no inverno? Confira dicas para manter a motivação!

Fugindo do treino no inverno? Confira dicas para manter a motivação!

Para manter a temperatura do corpo, nosso organismo consome mais energia. Ou seja, para quem busca emagrecer ou ganhar melhor definição muscular, esse é o momento ideal.

Está difícil conseguir motivação para treinar no inverno? Com a chegada do frio, muitas pessoas acabam ficando menos motivadas para praticar exercícios. No frio, as noites são mais longas e, por isso, levantar cedo e ir treinar pode ser mais difícil.  Entretanto, não se deve diminuir o ritmo só porque a temperatura despencou. Na verdade, é importante treinar nesta época do ano, já que nos dias frios, a tendência é comermos mais.

Isso acontece porque as temperaturas baixas fazem com que nosso corpo gaste mais calorias do que as utilizadas em dias quentes.

Porque treinar no frio?

Para manter a temperatura do corpo, nosso organismo consome mais energia. Ou seja, para quem busca emagrecer ou ganhar melhor definição muscular, esse é o momento ideal.

Porém, para que isso aconteça, é necessário manter o controle sobre nossa alimentação. Isso porque, também com o objetivo de nos manter aquecidos, o organismo busca alimentos mais gordurosos e calóricos.

Tendo em mente que é preciso controlar a alimentação e assim usar o frio a favor, basta manter a rotina de exercícios.

No entanto, como se manter motivado nessa época do ano? Quais as precauções para que o rendimento não caia?Para ajudar a manter o ânimo e o ritmo dos treinos, o site Hora do Treino deu algumas dicas.

Siga as dicas e tenha motivação para treinar no inverno

 

  • Roupas: hoje em dia há várias opções de roupas para treinar em dias frios. Algumas delas possuem tecnologia capaz de deixar com que o corpo transpire e o mantenha aquecido. Para treinos externos utilize luvas, meias e toucas. Se você transpira muito depois do treino troque de camiseta tão logo termine a atividade, isso evitará gripes, resfriados e até hipotermia.

 

  • Qualidade do ar: nessa época do ano é comum que o ar seja mais seco. Quem pratica atividades externas sofre muito com isso. Por isso, é essencial se manter hidratado. Também é recomendado utilizar protetor labial, pois a prática de esportes ao ar livre pode ressecar os lábios e causar feridas.

 

  • Local: esse também é um aspecto importante. Quem treina ao ar livre mas não suporta o frio, pode aderir – nessa época do ano – às academias. Este é o momento favorável para isso, pois elas estarão mais vazias e protegem do frio. Se você prefere ou precisa treinar ao ar livre, evite lugares com muita poluição, para evitar ao máximo se expor à má qualidade do ar.

 

  • Aquecimento: muita atenção a esse ponto! É importantíssimo fazer um bom aquecimento corporal porque, devido ao frio, a resposta neural é mais lenta, os músculos e as articulações ficam mais enrijecidos. Para evitar lesões um bom aquecimento, de no mínimo 10 minutos, é fundamental.

 

  • Alongamentos: alongar também é importante, porém só deve ser realizado depois do treino! Alongar antes do treino não é recomendado e é um hábito que deve ser alterado porque provoca afastamento das fibras e consequente demora na resposta muscular.

Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos.