Nova espécie marinha é encontrada; conheça o “Panda-esqueleto-do-mar”

Nova espécie marinha é encontrada; conheça o “Panda-esqueleto-do-mar”

A nova espécie, pertencente ao gênero de ascídias Clavelina, e chamou a atenção devido ao seu corpo

Cientistas japoneses descobriram uma nova espécie marinha na costa da Ilha de Kumejima, chamada oficialmente de Clavelina ossipandae, mas popularmente conhecida como ‘panda-esqueleto-do-mar’ devido à sua semelhança com ursos pandas. Os pesquisadores da Universidade Hokkaido encontraram esses animais após mergulhadores locais compartilharem imagens deles online em 2017.

A nova espécie, pertencente ao gênero de ascídias Clavelina, chamou a atenção devido ao seu corpo em formato de saco coberto por uma túnica gelatinosa. O estudo publicado na revista Species Diversity revelou que os animais representam uma espécie nunca antes identificada.

O que mais intrigou o público foram duas manchas pretas que se assemelham aos olhos de um urso panda. Isso levou os internautas a apelidarem a espécie de “gaikotsupandahoya”, que significa “esqueleto panda ascídia” em japonês.

A pequena criatura mede apenas até 2 centímetros e recebeu o nome científico de Clavelina ossipandae.

Naohiro Hasegawa, principal autor do estudo, explicou que as partes brancas que parecem ossos são na verdade vasos sanguíneos que correm pelas guelras das ascídias, enquanto as partes pretas que se assemelham aos olhos e ao nariz de um panda são apenas um padrão, sem uma explicação clara sobre sua função. As informações são do O Globo.