Novembro Azul: Dicas práticas para prevenir o câncer de próstata

Novembro Azul: Dicas práticas para prevenir o câncer de próstata

Mais de 15 mil homens morrem, todos os anos, em decorrência do câncer de próstata. A campanha Novembro Azul visa a conscientização sobre a doença.

O mês de Novembro traz uma data super importante para a prevenção de uma doença que ainda gera muitas dúvidas e inseguranças entre os homens: o câncer de próstata. Para desmistificar esse assunto, destacamos a seguir informações atualizadas e dicas práticas sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento dessa doença, além de sugerir formas super interessantes de contribuir para o Novembro Azul. Vamos lá?

Bem-vindo ao mês de novembro, o período em que somos lembrados da importância de cuidar da nossa saúde. É neste mês que é celebrado o Novembro Azul, uma campanha mundial dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata e à importância do seu diagnóstico precoce.

Muitos ainda têm dúvidas sobre esse assunto delicado. Por isso, a campanha do Novembro Azul busca disseminar informações claras e confiáveis ​​sobre os principais sinais e sintomas desse tipo específico de câncer, bem como quais são os fatores de risco envolvidos.

Neste artigo, vamos contextualizar o que é exatamente o Novembro Azul e como você pode contribuir para essa causa tão importante. Além disso, abordaremos dicas práticas para prevenir essa doença silenciosa que afeta milhões de homens em todo o mundo.

Então junte-se a nós neste Novembro Azul! Vamos juntos disseminar conhecimento e incentivar todos a cuidarem melhor da sua saúde. Afinal, investir na prevenção é sempre mais inteligente do que remediar!

O que é o Novembro Azul?

O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco no câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum entre este grupo.

Celebrada durante todo o mês de Novembro, a campanha teve origem em 2003, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Eles decidiram lançar o desafio para seus amigos: crescer um bigode durante o mês de novembro, como uma forma de chamar atenção para os cuidados com a saúde masculina e conscientizar sobre o câncer de próstata. Por conta da importância do assunto e seu potencial de influência, o Novembro Azul se espalhou pelo mundo rapidamente.

O principal objetivo do Novembro Azul é promover a saúde do homem e alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além disso, esse movimento também ajuda a desmistificar preconceitos e inseguranças relacionadas ao exame de próstata, que por conta da desinformação que ainda gera muita insegurança por aí.

No Brasil, além da campanha do Instituto Lado a Lado pela Vida, o Ministério da Saúde, com apoio técnico do INCA, participa do Novembro Azul divulgando informações confiáveis sobre o assunto e realizando ações de conscientização em diversas cidades brasileiras.

guia de compras proteste banner

Importância do Novembro Azul na conscientização sobre o câncer de próstata

A importância do Novembro Azul não é por acaso. Afinal, o câncer de próstata é uma das principais causas de morte por câncer em homens em todo o mundo. Além disso, a desinformação e o preconceito com o exame de próstata ainda afastam muitas pessoas do diagnóstico precoce e da prevenção da doença.

No Brasil, a situação não é diferente. As estatísticas relacionadas ao câncer de próstata no país são alarmantes. Segundo dados de 2022 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o terceiro tipo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma e do câncer de mama. E não para por aí: as previsões não são otimistas sobre o assunto.

Em 2022, durante o evento em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer e aos 85 anos do INCA, o Instituto divulgou as estimativas de incidência de câncer no Brasil para 2023. Um dos dados que se destaca é, justamente, a predominância de casos de câncer de próstata em todas as regiões do Brasil, com 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio.

Esses números ressaltam a importância de conscientizar os homens sobre a prevenção e a necessidade de diagnóstico precoce. Ainda que o Novembro Azul tenha trazido resultados positivos nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para combater essa doença.

Fique por dentro! Dia do Câncer: conscientização e estratégias são medidas urgentes

Como contribuir com a campanha do Novembro Azul?

Ainda que seja um movimento mundialmente conhecido, o Novembro Azul tem o potencial de influenciar positivamente ainda mais pessoas. Para isso, todos precisam contribuir. As ações do Novembro Azul podem ser impulsionadas por empresas, governo, organizações e até mesmo por indivíduos que queiram ajudar na divulgação da causa.

Existem várias maneiras de contribuir com a campanha do Novembro Azul. Querer ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de próstata já é o primeiro passo. Se você não sabe como fazer parte do movimento do Novembro Azul, vamos te ajudar!

Confira a seguir algumas ideias de contribuição com o Novembro Azul:

  • Compartilhar informações sobre a doença e as formas de prevenção nas redes sociais.
  • Participar ou organizar eventos e palestras relacionadas ao tema, sobretudo no período do Novembro Azul.
  • Usar roupas e acessórios na cor azul como forma de apoio à campanha.
  • Ser voluntário ou patrocinador de ações do Novembro Azul na sua cidade.
  • Realizar doações para organizações que trabalham na prevenção e tratamento do câncer de próstata.
  • Conversar com pessoas próximas sobre o assunto e incentivar que façam o exame de próstata.
  • Organizar uma das ações mais conhecidas do Novembro Azul: O crescimento de bigode. Por ser um símbolo do movimento, é possível explorá-lo de diversas formas, criando brincadeiras e dinâmicas em empresas e espaços públicos.

Cada pequeno gesto pode fazer a diferença e tornar o Novembro Azul ainda mais transformador!

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula masculina que fica abaixo da bexiga e na frente do reto, sendo responsável por produzir parte do sêmen. Já o câncer de próstata nada mais é do que um tumor que se forma nessa glândula.

Em resumo, o que acontece é que as células da próstata são capazes de se dividir e se multiplicar e, às vezes, essas células podem se dividir de forma anormal, formando um tumor.

As causas do câncer de próstata ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, acredita-se que os hábitos diários da pessoa e fatores genéticos e ambientais, como a exposição a toxinas, podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Alguns dos principais fatores de risco são a idade avançada, histórico familiar de câncer, sobrepeso e obesidade.

Quer saber mais? Continue se informando neste guia completo sobre o Câncer de Próstata!

Diagnóstico e prevenção do câncer de próstata

O foco do Novembro Azul é a prevenção do câncer de próstata, sendo esse um dos tópicos mais importantes para diminuir os casos da doença. Receber o diagnóstico precocemente, ou seja, em estágios iniciais da doença pode potencializar as chances de cura.

Por isso, nesse mês do movimento do Novembro Azul, destacamos as principais orientações e informações sobre o assunto. Confira!

Diagnóstico precoce: Como fazer o exame de próstata?

A prevenção do câncer de próstata é essencial para a saúde masculina. No entanto, muitos homens ainda não sabem como fazer o exame de próstata ou tem medo de como será o procedimento. Mas calma, vamos te explicar tudo!

O exame de próstata mais conhecido (e temido!) é o exame de toque retal, que é realizado pelo médico para verificar a presença de alterações na próstata. Muitos pacientes ainda se sentem inseguros sobre esse tipo de exame de próstata, mas é muito mais tranquilo do que parece.

Uma das principais dúvidas é se o exame de próstata dói. No entanto, o paciente tende a sentir, no máximo, um leve desconforto, sem nenhuma dor relevante. Além disso, é importante mencionar que o exame de próstata com toque retal é rápido, durando em torno de 1 minuto.

Também pode ser recomendado realizar o exame de sangue chamado – Antígeno Prostático Específico (PSA), por meio de coleta de sangue. Níveis elevados desse antígeno podem indicar câncer, mas também doenças benignas da próstata. Quando há alterações ou algum fator de risco, é necessário o exame de toque retal, que possibilita a identificação do formato e textura da glândula. Se houver alterações nesses exames, o câncer pode ser comprovado por meio de biópsia.

Além desses exames, é importante adotar hábitos saudáveis, como manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco. Veja a seguir algumas dicas práticas!

5 Dicas para prevenir o câncer de próstata

Adotar hábitos de vida saudáveis é uma maneira de diminuir o risco tanto do câncer de próstata quanto de outras formas da doença. Segundo Fernanda Taveira, especialista da PROTESTE, ter uma boa alimentação é o primeiro passo na busca por uma boa saúde:

Alimentos que possuem licopeno, pigmento avermelhado presentes em vegetais e frutas como goiaba, tomate, melancia, rabanete, colaboram para a prevenção do câncer de próstata

De acordo com ela, além do licopeno, encontrado nas frutas vermelhas e tomates, a isoflavona é também um nutriente que diminui o risco do câncer de próstata. Alguns alimentos que contém isoflavona são o queijo de soja ou tofu, ervilhas, lentilhas, brotos de alfafa e amendoim.

Outras orientações importante normalmente difundidas nas campanhas do Novembro Azul são:

  1. Alimentação saudável e equilibrada, incluindo frutas, legumes e verduras na dieta diária.
  2. Reduzir consumo excessivo de alimentos gordurosos e manter o peso adequado segundo orientação médica.
  3. Manter um estilo de vida saudável, praticar exercícios físicos regularmente e evitar sedentarismo.
  4. Evitar tabagismo e consumo abusivo de álcool
  5. Manter os exames em dia e fazer check-up periódico.

Continue se informando: Consulte a Cartilha do INCA sobre Câncer de Próstata e cuide da sua saúde!

imagem de lentilhas que ajudam na prevenção do câncer de próstata no novembro azul

Campanha Novembro Azul: 5 dúvidas recorrentes sobre o câncer de próstata

1. Sintomas comuns do câncer de próstata: Como identificá-los?

Ajudar na detecção de sintomas do câncer de próstata também é um dos objetivos do Novembro Azul. Para começar, é importante saber que em homens jovens, a próstata tem o tamanho de uma ameixa, mas tende a aumentar com a idade. Em alguns casos, pode ocorrer um crescimento desordenado de células, que formam tumores, benignos ou não.

De acordo com o INCA, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam sintomas ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata – dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite, sangue na urina e diminuição do jato de urina.

Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. É muito importante procurar um médico caso surjam sintomas como esses, além de manter o acompanhamento de rotina atualizado independentemente da idade.

2. Com quantos anos devo fazer o exame de próstata?

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Mas essa indicação pode variar, sendo necessário realizar o exame mais cedo, de acordo com a existência de fatores de risco, sendo importante uma avaliação individualizada e acompanhamento médico de rotina.

3. Qual médico faz exame de próstata?

O exame é realizado por um urologista ou proctologista, mas vale confirmar se o profissional realiza o exame ao agendar a consulta.

4. Como é feito o tratamento do câncer de próstata?

O tratamento depende do estágio em que a doença se encontra – mais um motivo para buscar o diagnóstico precoce. As alternativas, de acordo com o Instituto Vencer o Câncer, são:

  • Cirurgia (prostatectomia radical): Consiste na remoção de toda a próstata, das vesículas seminais e, por vezes, dos linfonodos regionais. É obrigatória a retirada da próstata inteira. As complicações mais temíveis são a disfunção erétil (30% a 60% dos casos, especialmente em pacientes com mais de 65 anos) e a possibilidade de incontinência urinária grave (9%);
  • Radioterapia. Pode ser externa e interna, também chamada de braquiterapia.
  • Observação vigilante. Essa alternativa se aplica aos casos de tumores com baixo potencial de agressividade.
  • Radioterapia combinada com hormonioterapia. Esse é um tratamento comum para casos em que a doença atinge os linfonodos pélvicos.
  • Hormonioterapia. Indicado quando o câncer atinge os ossos ou outros órgãos.
  • Quimioterapia. Recorrente em casos em que a doença se torna resistente ao tratamento hormonal.

Mas atenção: Hoje em dia já existem diversos tipos de tratamento e combinações variadas para tratar o câncer de próstata, dependendo da situação do paciente. É essencial consultar um médico de confiança, realizar os exames indicados e, caso necessário, realizar o tratamento junto ao profissional qualificado.

5. Onde fazer o exame de próstata?

Tanto o PSA quanto o exame de toque são cobertos pelo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que determina a cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde. Quando associados, os dois procedimentos podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece informação e atendimento com equipes multiprofissionais aptas a realizarem diagnóstico e acompanhamento.

Além disso, as clínicas populares também são uma ótima alternativa. Por oferecerem exames e serviços por preços mais acessíveis e estarem presentes em diversas cidades do país, a procura pelas clínicas tem aumentado.

Um estudo realizado pelos especialistas da PROTESTE em 2023 com diferentes clínicas populares do Brasil, avaliou como elas funcionam, quais os serviços oferecidos e os valores cobrados. Descobrimos que existe uma variação de preço caso a pessoa possua o cartão da clínica, e que os preços não são tabelados.

Quer saber mais? Associe-se à PROTESTE para saber tudo sobre esse e outros estudos completos e garantir seus direitos sem perder tempo.