Saiba por que a musculação é um ótimo exercício para emagrecer

Saiba por que a musculação é um ótimo exercício para emagrecer

Musculação pode ajudar a emagrecer porque fortalece os músculos, prepara para atividades aeróbicas, e aumenta a massa muscular

A musculação é uma atividade que traz muitos benefícios e pode ser realizada por pessoas de todas as idades. Os exercícios devem ser adaptados de acordo com a necessidade e objetivos de cada um. Eles podem variar entre hipertrofia, desempenho, recuperação de lesão, ou até mesmo emagrecimento. Isso mesmo, a musculação pode ser muito eficiente para quem deseja emagrecer.

Diferente do que muitos imaginam, a musculação não deixará a pessoa com músculos muito grandes se o programa adequado for adotado. Por isso, se aliada à atividade aeróbica, a musculação ajuda a queimar gorduras e melhorar a performance.

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Como a musculação ajuda emagrecer?

Prevenindo lesões

A musculação fortalece os músculos e prepara para atividades aeróbicas, como corrida, bike, natação…) devido à sobrecarga e a repetição imposta pelas atividades aeróbicas, o risco de lesão é muito alto sem a musculação.

Aumento de massa muscular

Com o aumento de massa muscular você terá mais força e resistência para aguentar a sua atividade aeróbica. Dessa forma, será mais fácil correr, pedalar ou nadar, por exemplo.

Consumo calórico

A musculação já é uma atividade que consome muitas calorias durante o treino, mas o que é melhor ainda é ela promove o aumento do consumo de calorias basal. Ou seja, seu corpo naturalmente irá consumir mais calorias para manter todas as funções vitais. Essa é uma ótima maneira de queimar mais calorias sem precisar reduzir tanto o consumo.

Como deve ser o treino para quem quer emagrecer?

O treino sempre deve ser montado por um profissional. Somente ele saberá quais suas necessidades e quais são os melhores exercícios para alcançar seus objetivos. Algumas dicas do portal Hora do Treino  ajudam aqueles que pretendem começar.

treino para emagrecer
Treino em circuitos

Dentro da musculação é possível realizar treinos em circuitos. Isso quer dizer que você fará vários exercícios diferenciados em sequência. O resultado disso será o aumento da frequência cardíaca e consequentemente o consumo calórico.

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Priorize grandes grupos musculares

Treinar todos os músculos é importante, mas o seu treino nessa fase não terá ênfase no bíceps ou antebraço, por exemplo. Será nos grandes grupos como costas, peito, perna e abdômen. É importante destacar que só porque não terá ênfase, não significa que não irá trabalhar os músculos menores.

Exercícios multiarticulares

Esses exercícios movimentam várias articulações ao mesmo tempo. Isso fará com que o corpo queime mais calorias, porque exigirá de muitos músculos simultaneamente. Para se ter uma ideia, é só imaginar quantos músculos são exigidos para realizar o movimento do agachamento, por exemplo.

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