Além do Ozempic, entenda como age a semaglutida no organismo

Além do Ozempic, entenda como age a semaglutida no organismo

Além do controle glicêmico, a semaglutida tem sido aprovada para emagrecimento em pacientes obesos

A semaglutida, um hipoglicemiante, atua nos receptores do GLP-1, imitando a ação desse hormônio natural do corpo humano. Originalmente indicado para diabetes tipo 2, regula a glicemia e o apetite, além de afetar o sistema cardiovascular.

Seus efeitos incluem aumento da produção de insulina, diminuição do glucagon e retardamento do esvaziamento gástrico, promovendo saciedade e estabilidade pós-refeição.

Além do controle glicêmico, a semaglutida tem sido aprovada para emagrecimento em pacientes obesos ou com sobrepeso e comorbidades. Isso se deve à sua capacidade de aumentar a saciedade, reduzir a ingestão de alimentos e promover a perda de peso, além de aumentar o gasto energético, contribuindo para a redução do peso corporal.

O Ozempic e outros medicamentos com semaglutida são eficazes quando usados com a devida indicação médica e acompanhamento profissional.

Embora geralmente bem tolerados, podem causar efeitos adversos que precisam ser monitorados de perto para garantir a segurança do paciente. Portanto, seu uso deve ser feito com cuidado e sob orientação médica adequada.

Para ler a matéria completa, acesse este link.