Continuidade no uso de Tirzepatida é essencial para manter perda de peso, indica estudo

Continuidade no uso de Tirzepatida é essencial para manter perda de peso, indica estudo

O estudo, patrocinado pela fabricante do Zepbound, Eli Lilly, acompanhou 670 adultos com sobrepeso e obesos após nove meses de tratamento bem-sucedido

Um estudo recente identificou que a continuidade no uso da medicação injetável tirzepatida, comercializada como Zepbound, é essencial para manter os resultados de perda de peso alcançados. Este fármaco, junto com Ozempic, Wegovy e Mounjaro, tem sido um marco no tratamento da obesidade, promovendo perda de peso significativa sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos. No entanto, desafios como o custo elevado, cerca de US$ 1.000 por mês, e efeitos colaterais notáveis, como náuseas e vômitos, persistem.

A pesquisa, conduzida pela Eli Lilly, fabricante do Zepbound, monitorou 670 adultos com sobrepeso ou obesos por nove meses, com resultados positivos de tratamento. Posteriormente, metade dos participantes continuou com Zepbound, enquanto a outra metade recebeu um placebo. Após um ano, o grupo que permaneceu com o medicamento registrou uma perda adicional de 6% do peso, em contraste com o grupo placebo, que apresentou ganho de peso.

Interessantemente, 90% dos que utilizaram tirzepatida conseguiram manter pelo menos 80% da perda de peso inicial, enquanto 17% dos indivíduos no grupo placebo obtiveram um sucesso semelhante. O estudo sugere que a suspensão do medicamento geralmente leva a um ganho gradual de peso, embora alguns pacientes consigam manter a perda sem a continuação do tratamento.

Por outro lado, aproximadamente 10% dos pacientes que seguiram com o tratamento com tirzepatida não mantiveram 80% da perda de peso após um ano, indicando uma possível adaptação do corpo aos efeitos do medicamento ao longo do tempo. Isso aponta a necessidade de abordagens complementares no tratamento da obesidade.

Mesmo diante dos desafios, a CNN enfatiza que os medicamentos anti-obesidade apresentam benefícios substanciais para a saúde, permitindo que alguns pacientes reduzam ou interrompam o uso de outras medicações relacionadas a condições decorrentes da obesidade.

Para aqueles interessados em aprofundar-se sobre o Ozempic e medicamentos similares, incluindo seus usos, riscos e efeitos adversos, confira o artigo detalhado ‘Ozempic e medicamentos similares: Esclarecimento sobre uso, riscos e efeitos adversos’, da repórter Bruna Carnevale, disponível no site Minha Saúde Proteste.