Após 26 anos, São Paulo registra caso de raiva em cachorro; como identificar os sintomas?
O laudo confirmando a causa da morte saiu na última segunda-feia (4)
Nesta segunda-feira (4), um laudo confirmou que um cachorro morreu pela doença da raiva em São Paulo. O documento diz que o animal, resgatado no dia 27 de agosto, já apresentava sintomas neurológicos e foi levado para ser tratado isoladamente em um centro veterinário localizado em Taboão da Serra.
A doença, por ser quase 100% letal, levou os veterinários a decidirem por realizar uma eutanásia por “questões de humanidade”, declarou o hospital. De acordo com o jornal O Globo, o corpo foi levado para a USP (Faculdade de Medicina Veterinária de São Paulo), onde uma amostra de seu cérebro foi analisada e um teste PCR confirmou a doença.
O último caso registrado no estado foi há 26 anos, em 1997. Estudos ainda estão sendo feitos para saber se o raiva que o cachorro contraiu foi canina ou de morcego. Medidas preventivas como a vacinação de pessoas que tiveram contato com o animal, já foram tomadas, porém, a Divisão de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde reforça a vacinação de cães e gatos da região.
Quais são os sintomas da raiva em animais?
Essa doença, que afeta mamíferos – animais e humanos – está localizada na saliva do animal, e o contágio acontece quando ela entra em contato com o organismo através da pele ou mucosa. Os sintomas comuns são a mudança de comportamento, saliva abundante, dificuldades para engolir, paralisia das patas traseiras e mudança dos hábitos alimentares.