Pintar pelo do cachorro faz mal? Descubra a resposta

Pintar pelo do cachorro faz mal? Descubra a resposta

Veja o que dizem os especialistas sobre a prática com o seu pet

Levar o cachorro ao pet shop para tomar banho, realizar tosa higiênica e o corte das unhas é algo fundamental para a saúde e bem-estar dos animais, apesar de estarem ligados à estética. No entanto, alguns tutores procuram outras maneiras de deixar seus pets estilosos, como por exemplo, a pintar o pelo do cachorro.

Apesar de ser algo divertido, a prática também é criticada por muitas pessoas, envolvendo algumas controvérsias sobre maus-tratos e riscos à saúde do animal.

Segundo o portal IG, tingir os pelos de um cachorro não necessariamente é algo abusivo, desde que seja feito com responsabilidade, por um profissional qualificado e usando somente produtos adequados. Em hipótese alguma se deve usar tintas para cabelos humanos. As tintas para cães são formuladas com um pH adequado ao pelo e pele dos pets.

Além disso, é preciso investigar se o animal não tem nenhuma alergia ao produto, o que pode ser feito com um simples teste no veterinário.

Também é fundamental que se respeite os limites do animal. Não é recomendado pintar o corpo inteiro, isso pode causar estranheza e fazer até com que um animal da casa não reconheça o outro, causando uma possível rejeição. Isso acontece porque, além do visual, as tintas podem camuflar o odor natural do cachorro.

O mais seguro é fazer apenas pequenas mechas em locais mais específicos, como a cauda, orelhas e pontinha dos pelos. Mas lembre sempre de verificar com seu veterinário, porque a orientação pode ser diferente para cada caso.

Beatriz Castro