Como lavar louça com esponja multiuso

Como lavar louça com esponja multiuso

Saiba o passo a passo de como lavar louça com esponja multiuso e as dicas da PROTESTE para tornar essa prática ainda mais eficiente.

Lavar a louça é uma daquelas tarefas diárias que não tem como fugir. Mesmo que você tenha uma lava-louças, alguns itens ainda precisam ser lavados manualmente na pia. Mas essa tarefa pode ser um pouco mais fácil com algumas dicas e com a escolha certa dos utensílios, como a esponja

Para te ajudar nessa tarefa, a PROTESTE reuniu as principais dicas de como lavar louça com esponja multiuso, que é a lavagem manual que todos nós já conhecemos. Mas com as nossas técnicas, essa tarefa vai se tornar muito mais fácil. Acompanhe!

Banner canal Reclame

Como lavar louça: passo a passo

Essa tarefa diária pode ser muito mais fácil, rápida e eficiente com as práticas certas. Veja a seguir o passo a passo para lavar louças com mais eficiência e tornar essa atividade muito mais confortável:

1. Separe a louça suja

O primeiro passo para uma lavagem mais eficiente é a separação da louça suja. Comece pelos copos e taças, os talheres, os pratos e, por último, as panelas, vasilhas e travessas. 

2. Tire o excesso de sujeira

Após separar toda a louça suja, você deve tirar o excesso de sujeira para facilitar a lavagem e impedir que os restos de comida fiquem depositados na cuba da pia. 

As sobras dos alimentos podem causar entupimentos na rede de esgoto, dificultar a lavagem, causar mau cheiro e contribuir para que germes e bactérias se proliferem na cozinha

3. Comece a lavagem pelos copos e taças

Os primeiros itens que devem ser lavados são os copos e as taças. Geralmente, eles estão livres de gordura, tornando a lavagem mais fácil e higiênica. Lembre-se: é importante começar do mais limpo para o mais sujo

Você pode deixar os pratos e os talheres no fundo da cuba enquanto lava os copos e as taças, pois a água do enxágue vai molhar e amolecer a sujeira dessas louças, que serão as próximas na lavagem. 

É importante destacar que não é necessário utilizar muito detergente, 1 ml já é o suficiente para lavar muitos pratos.

Dica: Como escolher o melhor liquidificador para você?

4. Lave os pratos e os talheres

Somente com a água do enxágue do passo anterior, os pratos e os talheres já estarão mais fáceis de lavar. É como se fosse um processo de deixar “de molho”, fazendo com que toda a sujeira fique mais fácil de ser eliminada

Durante essa limpeza, você também pode aproveitar os espaços vazios na cuba para colocar vasilhas, tigelas e panelas, com a intenção de aproveitar a água do enxágue para gerar o mesmo resultado nas próximas louças. Além disso, é uma forma de economizar água.

5. Lave as panelas, vasilhas e tigelas

As últimas louças a serem limpas são as mais difíceis, as panelas, vasilhas e tigelas, que estão geralmente sujas de gordura e sujeiras mais resistentes. Comece pelos utensílios de vidro, depois lave os itens de plástico e por último as panelas. 

Vale destacar que o lado mais poroso da esponja é indicado para limpar utensílios muito sujos. Caso eles estejam com muita gordura, você pode lavar com o auxílio de água quente da própria torneira (se tiver um aquecedor) ou colocando no fogo com água. 

Lembrando que o óleo não pode ser descartado diretamente na pia, pois ele pode entupir o encanamento e contaminar o meio ambiente. Portanto, separe-o em uma garrafa PET e leve a um ponto de coleta. 

Para finalizar o passo a passo de como lavar louça, não poderíamos deixar de lembrar que é importante economizar água em todo o processo. Veja algumas dicas práticas:

  • aproveite a água do enxágue para amolecer a sujeira;
  • desligue a torneira enquanto ensaboa as louças;
  • retire o máximo de resíduos de comida dos utensílios. 

Dica: Saiba como funcionam os testes da Proteste

Qual é a importância da esponja?

Agora que você já sabe o passo a passo para lavar louça de forma mais eficiente, que tal conhecer a importância da esponja multiuso? Existem diferentes tipos no mercado: tamanhos e finalidades diferentes.

A maioria das esponjas encontradas no mercado são dupla-face, sendo que o lado mais poroso da esponja (normalmente verde) é indicado para limpar utensílios que estão muito sujos. Ele pode ser usado em panelas, talheres e grelhas. É necessário cuidado ao usar esse lado em materiais que podem riscar, como uma taça de vidro. 

Já o lado mais macio (normalmente amarelo) serve para copos e taças de vidro, panelas antiaderentes, recipientes plásticos ou outros utensílios com menos sujidade que precisam de cuidado no momento da lavagem.

A maioria dos modelos possui dois lados, sendo que a parte mais macia é para as lavagens leves de louças que podem riscar e o lado mais abrasivo para lavagens mais pesadas.

Algo muito importante sobre a esponja multiuso é a necessidade de higienizá-la muito bem após lavar a louça e guardá-la corretamente para evitar a contaminação por bactérias. Já a troca deve ocorrer sempre que necessário, de preferência uma vez por semana.

Como escolher a esponja ideal?

Na dúvida sobre como escolher a esponja ideal? Veja as dicas para escolher a opção certa:

  • considere o tipo de uso;
  • prefira esponjas multiuso para louças delicadas e limpezas pesadas;
  • avalie o material da esponja, a durabilidade e a presença de agentes bactericidas.

Guia do direito do consumidor

Qual é a importância do detergente?

O detergente também tem um papel muito importante na limpeza da louça, sendo essencial para eliminar a gordura e a sujeira. Essa ação ocorre porque ele interage com substâncias polares, como a água, e substâncias apolares, como as sujeiras. Essa interação resulta em micelas, que são gotículas de gordura presas dentro das moléculas do detergente. 

Portanto, o detergente auxilia na eliminação da gordura e da sujeira da louça junto com a esponja, fazendo com que todos os resíduos sejam eliminados durante o enxágue. 

Como escolher o melhor detergente?

Considerando que existem diversos tipos de detergente no mercado, veja a seguir alguns critérios para escolher a opção ideal:

  • considere fórmulas concentradas, já que rendem mais;
  • tenha um detergente neutro para a lavagem de itens específicos, como o coador de pano;
  • prefira detergentes menos agressivos à pele e com ativos biodegradáveis.

Mantenha a pia limpa

Manter a pia limpa é essencial para evitar contaminações, já que esse é o lugar usado para a higienização dos alimentos e tem contato direto com aquilo que comemos. 

Portanto, após lavar toda a louça, é hora de finalizar a sua tarefa com a limpeza da pia. Com a esponja multiuso e detergente, você deve esfregar a pia e a bancada para eliminar resíduos de comida e outras sujeiras. Por último, enxágue e seque com um pano limpo ou rodo de pia.

Você também pode utilizar algumas receitas caseiras para manter a sua pia higienizada, como bicarbonato de sódio e o vinagre branco, que eliminam germes, bactérias e odores.

Dica: Atividade física ou exercício físico? Saiba a diferença

Como secar a louça corretamente?

Você provavelmente já ouviu falar da polêmica de secar a louça com pano de prato ou deixá-la secar naturalmente. Independentemente de preferências, a opção mais indicada e correta é deixar a louça secar sem o auxílio de um pano no escorredor de pratos. 

De acordo com especialistas, secar a louça com pano de prato não é indicado porque pode apresentar bactérias e, consequentemente, contribuir para a contaminação da louça.

Esponja dupla multiuso da Limppano recebe selo Melhor do teste

Sabemos que para uma boa limpeza da louça é essencial contar com uma esponja multiuso de qualidade. Por isso, fizemos o teste comparativo com as principais marcas presentes no mercado e elegemos a esponja Multiuso da Limppano como a melhor dentro todos os critérios avaliados.

O teste comparativo contou com diversas etapas e com critérios avaliados para determinar a melhor esponja em uma relação de custo-benefício. Para garantir uma avaliação justa, os especialistas da PROTESTE selecionaram as 8 principais marcas de esponja presentes no mercado brasileiro e adquiriram cada uma delas de forma anônima. 

Dentre os critérios avaliados no teste estão:

  • Dimensão;
  • Análise microbiológica;
  • Retenção de líquido;
  • Desempenho de limpeza em um painel de uso com usuários;
  • Resistência e alteração química após envelhecimento;
  • Presença de bactericidas.

Através de todos esses testes comparativos, a esponja da Limppano recebeu o selo de Melhor do Teste, sendo que seu grande diferencial foi a alta satisfação do painel de usuários convidados. O utensílio da marca teve mais de 80% de aprovação dos consumidores selecionados.

Ficou curioso e quer saber mais sobre nossa avaliação? Leia o artigo Esponja multiuso da Limppano é a Melhor do Teste em comparativo da PROTESTE.

Conheça mais sobre a PROTESTE

Depois de todas essas dicas de como lavar louça utilizando esponja multiuso, convidamos você a continuar se informando com a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina. 

No blog MinhaSaúde, você aprende tudo sobre saúde e alimentação, para viver uma vida mais saudável. Visite o ConectaJá para conferir dicas e novidades sobre tecnologias. No SeuDireito, você aprende tudo sobre seus direitos como consumidor.

Os nossos testes comparativos são realizados em diferentes produtos, de eletrônicos a itens de alimentação. Os especialistas PROTESTE avaliam a qualidade das principais marcas para auxiliar você na escolha das melhores opções.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada diretamente para a empresa em busca de uma resposta para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.