Costuma dormir até tarde? Veja qual doença pode estar relacionada à prática

Costuma dormir até tarde? Veja qual doença pode estar relacionada à prática

Pesquisa americana acompanhou 63.676 enfermeiros com idades entre 45 e 62 anos

Você tem o hábito de dormir até tarde? Um estudo realizado no Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que dormem tarde podem ter maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Segundo os pesquisadores, a chance de desenvolver a doença é 19% maior para pessoas vespertinas do que para aquelas que acordam cedo. As informações são do portal Terra.

A pesquisa acompanhou 63.676 enfermeiros com idades entre 45 e 62 anos. Cada participante preencheu um questionário a cada dois anos, entre 2009 a 2017. Nenhum deles tinha histórico de câncer, doença cardiovascular ou diabetes no início da pesquisa.

Dos participantes, 11% descreveram-se como tendo um cronotipo vespertino, enquanto 35% afirmaram ter um cronotipo matutino. O estudo também avaliou pessoas com um cronotipo intermediário, ou seja, que não se associam fortemente a nenhum dos dois principais cronotipos.

O resultado apontou que os vespertinos têm 54% mais probabilidade de ter hábitos de vida pouco saudáveis, incluindo tabagismo, duração inadequada do sono, peso e IMC (índice de massa corporal) mais elevados, além de não praticar atividade física suficiente e seguir uma dieta de pior qualidade.