Dia do Esportista: atividades físicas protegem o coração

Dia do Esportista: atividades físicas protegem o coração

As atividades físicas, unidas a demais hábitos saudáveis, ajudam a melhorar a saúde do coração, podendo reverter alguns fatores de risco

O Dia do Esportista, celebrado anualmente em 19 de fevereiro, tem como objetivo incentivar a prática de esportes e ressaltar os benefícios da prática de atividades físicas para a saúde. A data se faz importante já que o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para muitas doenças, inclusive as cardiovasculares. Por isso, vale sempre ressaltar que as atividades físicas, unidas a demais hábitos saudáveis, ajudam a melhorar a saúde do coração, podendo reverter alguns fatores de risco.

Para estar atento e saber como prevenir doenças cardiovasculares, também é preciso informação. Uma das formas de tirar dúvidas e entender mais sobre o assunto é por meio do livro Coração em Forma, disponível na loja virtual da PROTESTE. A publicação traz todas as informações indispensáveis para a adoção de hábitos para cuidar melhor do coração e levar uma vida mais saudável.

A obra apresenta dados sobre as principais doenças relacionadas ao coração, como colesterol, pressão arterial, sedentarismo e obesidade. Além disso, explica a importância da atividade física para a saúde do coração e aborda dicas para parar de fumar, como reconhecer um infarto, entre outros pontos.

Atividades físicas e o coração

O coração é uma estrutura muscular, e, portanto, se fortalece com a prática de atividades físicas. Por isso, qualquer nível de exercício traz benefício cardiovascular, e quanto mais intensa é a prática, maiores são os ganhos.

As atividades físicas ajudam a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, diminuem a inflamação das artérias, auxilia na perda de peso e a manter os vasos sanguíneos abertos e flexíveis. Em comparação aos indivíduos sedentários, aqueles que se exercitam regularmente apresentam um risco menor de desenvolver aterosclerose coronariana (acúmulo de placas de gordura nas paredes arteriais). Além disso, contribui para manter a normalidade do fluxo sanguíneo e da pressão arterial.

Principais doenças do coração

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença cardíaca é qualquer afecção que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo. As doenças que afetam o coração podem ser classificadas como:

  • Doença arterial coronariana (engloba o enfarte ou infarto);
  • Alterações nos batimentos cardíacos (arritmias);
  • Parada cardíaca;
  • Doenças das válvulas cardíacas;
  • Doenças cardíacas congênitas;
  • Cardiomiopatias;
  • Pericardite;
  • Disfunções da aorta (síndrome de Marfan);
  • Doenças vasculares. 

+Leia também: Saiba quais são as doenças ligadas à má alimentação

Como cuidar bem do órgão?

Ainda segundo o Ministério, a adoção de alguns hábitos e medidas contribui para prevenir o surgimento de doenças cardíacas. São eles: