Musculação: 5 benefícios para o corpo além da estética

Musculação: 5 benefícios para o corpo além da estética

Conheça mais sobre as vantagens de fazer o exercício

Os benefícios da musculação já são conhecidos e a ideia de que a prática esportiva serve apenas para ganhar músculos e para manter a estética é ultrapassada.

Os exercícios realmente contribuem para o ganho de massa muscular e para a definição de partes do corpo, mas são ainda mais importantes em outros aspectos. A seguir, confira cinco benefícios da musculação:

1.  Saúde – a musculação pode contribuir para o bem-estar do corpo em várias situações e condições. A atividade pode ajudar  na correção da postura, no tratamento de lesões – sendo usada até mesmo na fisioterapia – e no aumento de massa óssea, evitando a osteoporose.

2. Hipertrofia – um dos objetivos mais comuns entre as pessoas que treinam é aumentar a massa magra. E a musculação é ideal para isso, pois possibilita o acréscimos de carga em áreas mais localizadas do corpo.

3. Emagrecimento – apesar do aeróbio ser fundamental, a musculação também contribui muito para o emagrecimento devido ao esforço para pegar as cargas e dos movimentos repetitivos.

4. Resistência – a musculação dá às pessoas uma maior resistência muscular, que se tornam capazes de suportar uma carga maior por mais tempo.

5. Funcional – a prática ajuda a melhorar algumas funções musculares menos exigidas nos aparelhos convencionais, como equilíbrio, coordenação e sustentação do corpo.

Para saber mais benefícios da musculação e como ela contribui para a saúde, leia a matéria completa da PROTESTE aqui.