7 hábitos que podem ajudar a prevenir a depressão segundo pesquisa

7 hábitos que podem ajudar a prevenir a depressão segundo pesquisa

Estudo identificou sete fatores de estilo de vida saudável que diminuem o risco da depressão

Pesquisadores de universidades da China, da Inglaterra e da Austrália realizaram um estudo e analisaram a combinação de fatores de estilo de vida, genética, estrutura cerebral, imunidade e metabolismo que podem prevenir a depressão.

Segundo a revista Galileu, a pesquisa foi publicada no periódico Nature Mental Health no início do mês de outubro e identificou sete fatores de estilo de vida saudável que diminuem o risco de depressão.

O que demonstrou ser mais eficaz é dormir bem, entre sete e nove horas por noite. O hábito reduziu em 22% o risco de desenvolver um quadro depressivo, conforme o estudo.

Em segundo lugar está o contato social frequente, capaz de reduzir em 18% o risco do transtorno mental. Outros fatores que contribuem para a boa saúde emocional estão consumo moderado de álcool, dieta saudável, atividade física regular e nunca fumar.

Definido o estilo de vida dos voluntários, cada um foi classificado em um destes três grupos: estilo de vida desfavorável, intermediário e favorável. Os indivíduos que se enquadram no grupo intermediário demonstraram risco 41% menor de desenvolver depressão em comparação com aqueles no grupo desfavorável. Já os pertencentes ao time de estilo de vida favorável foram 57% menos propensos a sofrer de tristeza profunda.

A pesquisa utilizou dados do UK Biobank, uma base de dados biomédica que contém informações anônimas da população britânica. Ao todo, mais de 290 mil pessoas, das quais 13 mil tinham depressão, foram acompanhadas durante nove anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada 20 adultos sofre com depressão.