Ora-pro-nóbis ajuda a emagrecer? Saiba o que dizem os especialistas
Com apenas 26 calorias em 100 gramas, a folha torna-se uma opção de baixo teor calórico para dietas de perda de peso
A planta alimentícia não convencional (Panc) ora-pro-nóbis, destaca-se como uma rica fonte de cálcio, proteína, fibras, ácido ascórbico, ferro e outros nutrientes essenciais. Reconhecida por sua capacidade de auxiliar no processo de emagrecimento, ela, segundo a endocrinologista Carolina Mantelli, contribui para a redução da fome devido à formação de um gel no estômago, promovendo saciedade. As informações são do Metrópoles.
Com apenas 26 calorias em 100 gramas, a folha torna-se uma opção de baixo teor calórico para dietas de perda de peso. Além disso, sua abundância de proteína a torna atraente para adeptos da dieta sem carne animal, auxiliando na construção de massa magra quando associada a exercícios físicos.
Para incorporar a ora-pro-nóbis na alimentação, a recomendação é consumí-la em forma de farinha, adicioná-la a sucos, sopas, saladas ou refogados. Carolina enfatiza que não há uma dose diária recomendada, mas 100 gramas garantem a quantidade ideal de nutrientes. Destaca-se a acessibilidade da OPN, fácil de cultivar e disponível em feiras de orgânicos, lojas de suplementos alimentares e até mesmo cultivável em casa.
A ora-pro-nóbis apresenta três variedades de flores: branca, rosa e dourada, todas comestíveis. A versão rosa, contudo, não deve ser consumida crua devido à presença de oxalato, que pode interferir na absorção de minerais no intestino.
A nutricionista Mariana Ferrari Fernandes ressalta que, até o momento, não há estudos indicando riscos no consumo da planta, mas recomenda-se moderação, como em qualquer alimento, devido à possibilidade de reações adversas futuras.