Por que às vezes encostar nas pessoas dá choque elétrico?
Especialistas explicam por que e como ocorrem os choques elétricos no dia a dia e oferecem dicas para minimizar
Algumas descargas elétricas podem ser inofensivas, mas surpreendentes, como os choques que recebemos ao tocar em algo ou alguém. A sensação de choque ocorre devido ao acúmulo de eletricidade estática.
Quando uma pessoa está carregada de elétrons e toca alguém com menos carga, a energia pode se transferir, causando a sensação de choque. Esse fenômeno é mais comum em ambientes secos, onde a umidade do ar é baixa.
Tecidos sintéticos, como náilon e poliéster, contribuem para o acúmulo de eletricidade estática devido à fricção com a pele seca. Isso pode causar arrepios, estalos na pele e até pequenas faíscas. Além disso, o atrito dos cabelos contra objetos pode intensificar o campo elétrico e causar desconforto.
Para evitar o acúmulo de eletricidade estática, é recomendado aumentar a umidade corporal, utilizar produtos hidratantes na pele e nos cabelos, e evitar tecidos sintéticos. Finalizar a lavagem do cabelo com água fria e usar pentes ou escovas de metal também ajudam a dissipar a carga estática.
Outras medidas incluem evitar caminhar com solas de borracha sobre superfícies de tecido, preferir calçados com sola de couro, ter plantas em ambientes internos para elevar a umidade e aplicar sprays antiestáticos em tecidos e superfícies. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.