Airfryer pode causar câncer? Descubra a resposta

Airfryer pode causar câncer? Descubra a resposta

Entenda os perigos da acrilamida e saiba como reduzir sua exposição para proteger sua saúde

A substância acrilamida, encontrada em alimentos cozidos em altas temperaturas, demonstrou ser carcinogênica em estudos com animais, levantando preocupações sobre seus efeitos em humanos.

Alimentos ricos em amido, como bolos, batatas, pães e biscoitos, são os principais fontes de acrilamida. Mesmo métodos de cocção aparentemente saudáveis, como assar no forno ou na airfryer, podem contribuir para a formação desse composto, assim como fritar em óleo ou em fritadeiras elétricas.

Embora não haja regulamentação específica no Brasil para controlar a acrilamida em alimentos, a Anvisa alerta que não existem níveis seguros para sua ingestão, o que a torna um potencial risco para a saúde.

No entanto, reduzir o consumo de alimentos industrializados e optar por métodos de cocção mais saudáveis, como cozimento a vapor, pode ajudar a minimizar a exposição à acrilamida.

Além disso, é importante evitar que os alimentos atinjam uma coloração próxima ao marrom durante o cozimento e priorizar refeições caseiras e cozidas em vez de frituras.

Para ler a matéria completa, acesse o link.