Saiba qual é a melhor fritadeira elétrica do mercado

Saiba qual é a melhor fritadeira elétrica do mercado

Conheça a melhor fritadeira elétrica do mercado, veja dicas de como escolher o modelo ideal e saiba como higienizar o eletrodoméstico.

As panelas airfryer surgiram como uma solução para preparar alimentos saborosos sem gordura, tornando-os mais saudáveis. Ao abrir mão do óleo, a culinária se torna mais prática e o ambiente fica mais limpo. Por causa desses benefícios, os consumidores buscam cada vez mais por este aparelho.

Para ajudar a escolher o eletrodoméstico ideal, com o melhor custo-benefício, a PROTESTE realizou uma comparação com os principais modelos de fritadeiras elétricas do mercado.

Banner canal Reclame

Acompanhe, a seguir, tudo sobre a fritadeira elétrica, como ela funciona, como higienizá-la, como escolher o modelo ideal e por que ela é a queridinha dos consumidores.

O que é uma fritadeira elétrica?

A fritadeira elétrica já é um dos eletroportáteis mais comuns nas casas dos consumidores. Trata-se de uma fritadeira capaz de preparar os alimentos sem óleo, apenas com seu sistema de rotação de ar quente que circula por todo o cesto.

O eletrodoméstico chamou a atenção de muitas pessoas por proporcionar uma opção mais saudável para o consumo de alimentos fritos, já que ele exclui a necessidade de fritar com algum tipo de gordura. 

Por outro lado, ele também é uma ótima opção para quem procura praticidade na hora de cozinhar. Com a fritadeira elétrica, você pode dar adeus ao cheiro característico de fritura, assim como a sujeira de óleo que fica na cozinha após fritar os alimentos de forma tradicional.

Dica: Saiba se a airfryer faz mal para a saúde

Como uma fritadeira elétrica funciona?

O funcionamento de uma fritadeira elétrica depende de dois componentes importantes: a bobina elétrica, que é responsável pelo calor, e as hélices, que fazem o ar quente girar dentro da bandeja. 

De forma simples, o ar quente circula dentro da bandeja em alta velocidade e temperatura, fazendo com que os alimentos fiquem com aquela aparência e gosto de fritura, além da crosta crocante.

Portanto, para a maioria dos preparos não é necessário adicionar óleo, pois o método de cozimento da fritadeira elétrica utiliza a própria umidade dos alimentos para fritá-los.

Por que as fritadeiras elétricas conquistaram os consumidores?

As fritadeiras elétricas são um dos eletrodomésticos mais queridos dos consumidores e isso ocorre por uma série de benefícios oferecidos por esse eletrodoméstico especial.

Veja a seguir os principais benefícios da airfryer:

  • É mais saudável, pois dispensa a necessidade de adicionar óleo aos alimentos;
  • Faz menos sujeira na cozinha do que as frituras tradicionais;
  • É muito mais prática do que preparar os alimentos na panela com óleo;
  • Possui múltiplas funções, podendo ser usada para fritar, assar e grelhar diversos alimentos;
  • Reduz os riscos de queimadura, já que os alimentos são preparados dentro da fritadeira;
  • É uma opção mais sustentável, pois reduz os descartes de óleo de cozinha no meio ambiente;
  • Permite economizar na compra do óleo.

Viu só quantos benefícios uma fritadeira elétrica pode proporcionar? Não é à toa que a airfryer é a queridinha dos consumidores

Dica: Conheça 9 benefícios do abacate para sua saúde

Como escolher uma fritadeira elétrica?

Agora que você já sabe os benefícios da fritadeira elétrica e como ela pode ser útil no dia a dia, vamos te ajudar a escolher a opção ideal

Confira a seguir todos os critérios que você precisa ficar atento ao escolher uma airfryer:

Tamanho

O primeiro deles é o tamanho da fritadeira elétrica, que é medido em litros. Essa informação é importante para você saber exatamente a quantidade de alimentos que podem ser preparados de uma única vez. 

Para escolher a capacidade ideal para sua fritadeira, considere a quantidade de alimentos que você cozinha com mais frequência. Dessa forma, você consegue escolher um modelo que atenda especificamente às suas necessidades. 

Veja a seguir a capacidade ideal para cada família:

  • Quantidade para até duas pessoas – 2,2L a 2,5L;
  • Quantidade para três pessoas – 3L a 3,5L;
  • Quantidade para quatro pessoas – 3,5L a 4L;
  • Quantidade acima de cinco pessoas – 5L a 7,2L.

Funcionalidades e acessórios

Algumas fritadeiras elétricas também contam com acessórios, mas isso depende de cada modelo e da categoria do produto. No entanto, sempre considere a necessidade de ter determinado utensílio no seu dia a dia antes de adquirir o eletrodoméstico. 

Outro aspecto importante é observar as funcionalidades da fritadeira, sendo que também varia de acordo com os modelos. Alguns eletrodomésticos permitem grelhar e assar os alimentos, enquanto outros são voltados exclusivamente para a fritura. 

Eficiência Energética

É importante saber que se a quantidade de alimento for preparado de uma única vez na airfryer, o consumidor irá gastar menos dinheiro do que se fosse utilizar um forno ou queimador do mesa do fogão. Para saber quais são os modelos mais econômicos somente acessando os resultados dos testes da Proteste, já que este produto não tem a etiqueta de eficiência energética do Inmetro. 

Guia do consumidor

Saiba qual é a melhor fritadeira elétrica?

Com tantas fritadeiras elétricas no mercado, fica difícil saber qual é a melhor opção. Mas a PROTESTE também te ajuda a descobrir qual é o melhor modelo de airfryer. Para chegar a essa informação, testamos mais de 20 fritadeiras elétricas das principais marcas presentes no mercado. 

Neste teste comparativo, a fritadeira Philips Walita Airfryer Viva foi considerada a melhor do teste dentre todas as testadas. Com nota 88, que classifica o produto como excelente qualidade, a fritadeira foi a que se saiu melhor ao avaliarmos os seguintes critérios:

  • teste prático;
  • manual de instruções;
  • garantia;
  • ruído;
  • segurança térmica;
  • segurança elétrica;
  • desempenho energético;
  • versatilidade.

Os modelos Cadence FRT550 e Cadence FRT525 foram consideradas as escolhas certas, por apresentarem um bom custo-benefício.

Confira o teste comparativo da PROTESTE e veja o resultado completo, incluindo todas as especificações do melhor modelo de fritadeira elétrica testado por nossos especialistas. Acesse o comparador com a classificação completa!

Banner - Fritadeira elétrica

Como higienizar a fritadeira elétrica?

Por ser um eletrodoméstico revestido, em sua maioria, por material antiaderente, a limpeza da fritadeira elétrica é bastante simples. Mas você deve fazer a higienização sempre após o uso para evitar que a gordura dos alimentos acumule em determinadas partes do equipamento e possa comprometer o funcionamento do aparelho. 

Veja a seguir um passo a passo bem simples de como é feita a higienização de uma fritadeira elétrica:

  • desconecte a fritadeira da tomada para evitar o risco de choque elétrico;
  • retire o cesto e a bandeja e lave na pia com detergente neutro e uma esponja específica para superfícies antiaderentes;
  • enquanto essas peças secam, use uma esponja macia com algumas gotas de detergente neutro para higienizar a parte interna;
  • limpe com cuidado para não danificar o mecanismo de aquecimento e rotação do ar da airfryer;
  • use um pano seco para secar toda a parte interna e coloque o cesto e a bandeja de volta após secar bem;
  • na parte externa, use um pano com algumas gotas de detergente neutro para limpar toda a superfície.

Viu só como é fácil limpar uma fritadeira elétrica? Agora você já tem todos os motivos para adquirir esse eletrodoméstico para sua cozinha. 

Dica: Conheça os benefícios da granola para saúde

Conheça nosso curso Aproveitamento Integral dos Alimentos

O curso Aproveitamento Integral dos Alimentos é o que você precisa para saber como consumir os alimentos de forma integral, aproveitando todas as partes que geralmente são descartadas, como cascas, folhas, talos, entre outras.

Oferecido pela Escola do Consumo, que é uma iniciativa da PROTESTE, esse curso é gratuito e online. Através das aulas, você aprende a escolher os alimentos, a organizar uma lista de compras, a elaborar um cardápio semanal, a preparar receitas deliciosas e a ter uma alimentação mais saudável.

Veja uma receita da PROTESTE de como fazer batatas rústicas na airfryer:

Descubra como a PROTESTE pode te ajudar!

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, tem como objetivo levar conhecimento de qualidade para melhorar o dia a dia do consumidor.

Aqui no MinhaSaúde, você aprende a viver uma vida mais saudável e a fazer boas escolhas para sua saúde. 

Visite os blogs SeuDireito e ConectaJá para acompanhar as novidades sobre os direitos do consumidor e o universo da tecnologia, respectivamente. 

Conheça outros testes comparativos da PROTESTE e escolha os melhores produtos e serviços disponíveis no mercado. Nossos especialistas testam as principais opções para ajudar você na escolha certa.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. A plataforma foi desenvolvida exclusivamente para você solucionar o seu problema de consumo. A sua mensagem é encaminhada para a empresa, em busca de uma solução. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.