As celebrações de fim de ano, com destaque para as ceias de Natal e Ano Novo, frequentemente são marcadas pelo excesso de comida e bebida, o que pode impactar negativamente na saúde, em especial na cardiovascular. O cardiologista Dr. Roberto Yano alerta que uma dieta descontrolada, com muitos alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas, pode resultar em alguns problemas, como aumento da pressão arterial e o risco de doenças cardíacas.
Inclusive, pessoas com históricos cardiovasculares devem redobrar os cuidados durante as festividades, pois o consumo exagerado de alimentos com alto teor de gordura, açúcar, sal e bebidas alcoólicas pode ter impactos significativos na saúde dessas pessoas.
Para garantir a saúde do coração, é recomendado evitar cinco tipos de alimentos nas festividades:
- gorduras trans;
- frituras;
- comidas muito salgadas;
- produtos industrializados;
- doces em excesso.
O Dr. Roberto Yano enfatiza a necessidade de escolhas conscientes e equilibradas, optando por porções menores e priorizando alimentos frescos como frutas, vegetais e grãos integrais. Ele também aconselha evitar pular refeições, controlar o consumo de sal e realizar exames de rotina para aqueles com condições cardiovasculares prévias.
Preparar-se com responsabilidade no dia das festas e antes delas é fundamental, isso inclui não pular refeições anteriores à festa, evitar grandes quantidades de comida e bebida alcoólica, e realizar exames de rotina para monitorar a saúde cardiovascular, especialmente para aqueles com históricos de infarto, hipertensão, diabetes e dislipidemia. As informações são do portal Terra.