Confira os 5 tipos de alimentos que devem ser evitados na ceia de Natal

Confira os 5 tipos de alimentos que devem ser evitados na ceia de Natal

As celebrações de fim de ano podem causar impactos negativos na saúde

As celebrações de fim de ano, com destaque para as ceias de Natal e Ano Novo, frequentemente são marcadas pelo excesso de comida e bebida, o que pode impactar negativamente na saúde, em especial na cardiovascular. O cardiologista Dr. Roberto Yano alerta que uma dieta descontrolada, com muitos alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas, pode resultar em alguns problemas, como aumento da pressão arterial e o risco de doenças cardíacas.

Inclusive, pessoas com históricos cardiovasculares devem redobrar os cuidados durante as festividades, pois o consumo exagerado de alimentos com alto teor de gordura, açúcar, sal e bebidas alcoólicas pode ter impactos significativos na saúde dessas pessoas. 

Para garantir a saúde do coração, é recomendado evitar cinco tipos de alimentos nas festividades: 

  • gorduras trans;
  • frituras;
  • comidas muito salgadas;
  • produtos industrializados;
  • doces em excesso. 

O Dr. Roberto Yano enfatiza a necessidade de escolhas conscientes e equilibradas, optando por porções menores e priorizando alimentos frescos como frutas, vegetais e grãos integrais. Ele também aconselha evitar pular refeições, controlar o consumo de sal e realizar exames de rotina para aqueles com condições cardiovasculares prévias.

Preparar-se com responsabilidade no dia das festas e antes delas é fundamental, isso inclui não pular refeições anteriores à festa, evitar grandes quantidades de comida e bebida alcoólica, e realizar exames de rotina para monitorar a saúde cardiovascular, especialmente para aqueles com históricos de infarto, hipertensão, diabetes e dislipidemia. As informações são do portal Terra.