Sal marinho e sal de mesa: saiba qual a diferença entre eles

Sal marinho e sal de mesa: saiba qual a diferença entre eles

O sal é um dos ingredientes mais comuns na culinária de todo o mundo; veja qual o melhor tempero

O sal é um dos ingredientes mais comuns na culinária de todo o mundo. Seja para temperar alimentos ou para realçar sabores, ele é essencial em nossas cozinhas. Porém, nem todo sal é igual. Entre as opções mais consumidas estão o sal marinho e o sal de mesa.

Embora ambos tenham a mesma função básica de temperar, existem diferenças significativas entre eles que podem influenciar a escolha de cada pessoa. O sal marinho está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros por ser considerado mais saudável. Mas será que isso é uma verdade?

O site do American Heart Association respondeu às perguntas mais comuns desse assunto.

Qual é a diferença entre sal marinho e sal de mesa?

O sal marinho tem crescido em popularidade em restaurantes e corredores de supermercados. Alguns chefs preferem esse tipo de sal por sua textura grossa e crocante e sabor mais forte. E alguns consumidores preocupados com a saúde o escolhem porque contém minerais como o magnésio.

Mas em um aspecto muito importante, geralmente há pouca diferença entre os dois, e a principal é: o teor de sódio.

Como a quantidade de sódio no sal do mar se compara ao sal de mesa?

Em uma pesquisa conduzida pela própria American Heart Association, 61% dos entrevistados concordaram incorretamente que o sal marinho é uma alternativa de baixo teor de sódio ao sal de cozinha. O sal de mesa e a maioria dos sais marinhos contêm, cada um, cerca de 40% de sódio em peso.

O sal Kosher e alguns sais do mar podem ter tamanhos de cristal maiores do que o sal de mesa, pelo que podem ter menos sódio em volume. Por exemplo, por colher de chá ou colher de sopa.

Uma colher de chá de sal de mesa tem cerca de 2.300 mg de sódio. Mas uma colher de chá de sal marinho ou sal Kosher pode ter menos sódio simplesmente porque menos cristais se encaixam na colher.

Algumas variedades de sal marinho alegam ter menos sódio que o sal de mesa. É possível verificar na tabela nutricional do rótulo para comparar como um determinado sal marinho se compara ao sal de mesa, que tem cerca de 575 mg de sódio por um quarto de colher de chá.

Sal marinho e sal de mesa: saiba como são feitos

O sal marinho é obtido diretamente através da evaporação da água do mar. Geralmente não é processado ou sofre um processamento mínimo. Portanto, mantém os níveis de minerais como magnésio, potássio, cálcio e outros nutrientes.

Sal

Saiba a diferença entre sal marinho e sal de mesa (Foto: Unsplash)

Por outro lado, o sal de mesa é extraído de depósitos de sal e depois processado para dar uma textura fina para facilitar a mistura e o uso em receitas. Este processamento retira o sal de mesa de quaisquer minerais e os aditivos podem ser usados ​​para evitar aglomeração.

Usar sal marinho é melhor para a saúde?

A maioria dos sais marinhos não oferece vantagens reais à saúde. As quantidades mínimas de minerais encontrados no sal marinho são facilmente obtidas de outros alimentos saudáveis. O sal marinho também contém menos iodo, adicionado para evitar bócio, do que o sal de mesa.

Mulher colocando sal na comida

Saiba a diferença entre sal marinho e sal de mesa (Foto: Unsplash)

O que é melhor: sal do mar ou sal de mesa?

Você pode geralmente deixar o seu paladar escolher entre sal Kosher, sal marinho e sal de mesa. Todos eles contêm aproximadamente a mesma quantidade de sódio.

No entanto, alguns defensores do sal marinho afirmam que ele, devido à presença de outros minerais, pode ser mais saudável que o sal de mesa.

Por outro lado, o sal de mesa é frequentemente iodado, ou seja, tem iodo adicionado para prevenir deficiências desse mineral, o que pode ser uma vantagem, especialmente em áreas onde a deficiência de iodo é um problema de saúde pública.

A escolha entre o sal marinho e o sal de mesa pode depender de vários fatores, como o tipo de prato que você está preparando, o sabor que deseja alcançar e as preocupações com a saúde.

A PROTESTE alerta aos consumidores que, embora o sal seja importante para a saúde, deve ser consumido nas quantidades recomendadas.

No organismo, o sódio mantém o equilíbrio das células e regula o volume de fluidos corporais, como o sangue, além de atuar no funcionamento normal de músculos e nervos. A associação de defesa do consumidor publica periodicamente testes e estudos para manter sua saúde em dia.

Independentemente de qual sal você escolher, o mais importante é usar com moderação. O consumo excessivo de qualquer tipo de sal pode trazer sérios problemas à saúde, então é sempre bom estar atento à quantidade que está sendo utilizada na sua alimentação diária.

Conheça os serviços da PROTESTE

Convidamos você a se manter informado com a PROTESTE através dos conteúdos sobre o mundo animal, saúde e alimentação que você encontra aqui no MinhaSaúde.

Você também pode acompanhar as novidades sobre tecnologias no ConectaJá. E no blog SeuDireitoé possível encontrar muitos conteúdos informativos sobre o direito do consumidor e como agir diante de problemas de consumo. A PROTESTE é a maior associação de consumidores da América Latina.

Redação

author avatar
Redação