Vacina contra vício em fentanil e heroína? Veja nova descoberta

Vacina contra vício em fentanil e heroína? Veja nova descoberta

O experimento será indicado para usuários que já lutam contra a dependência

Pesquisadores da Universidade de Montana estão estudando maneiras de criar uma vacina contra vício em fentanil, sem prescrição médica, e heroína, que têm altos riscos de overdose. Por ser um dos maiores problemas na saúde pública dos Estado Unidos, os cientistas têm a expectativa de testar essa vacina em humanos no ano que vem.

Sendo financiada pelos NIH (Institutos Nacionais da Saúde) e pelo governo norte-americano, essa fórmula irá envolver a produção de anticorpos que irão combater os opióides, como se esses remédios não tivessem mais efeito no cérebro após ingerida. 

De acordo com o portal Canaltech, apesar de o estudo ainda não estar formalmente aprovado pelas autoridades responsáveis no país, um dos pesquisadores, o cientista Jay Evans, prevê os testes no início de 2024 e explica que a vacina que será feita primeiro terá como alvo a heroína.

“Em seguida, o foco será uma [fórmula] contra o fentanil em ensaios clínicos de Fase I. Assim que estabelecermos a segurança e a eficácia precoce nestes primeiros ensaios clínicos, esperamos avançar com uma vacina multivalente combinada, ou seja, dirigida tanto à heroína como ao fentanil”, explica Evans.

Atualmente, apenas medicamentos como o spray com cloridrato de nalmefeno, que é de ação rápida, são indicados para os casos de intoxicação por fentanil. Dados coletados em 2021 dizem que ao menos 106 mil norte-americanos morreram de overdose por essas drogas.

author avatar
Giovana