Chá de capim-santo funciona contra a ansiedade? Veja como preparar
Sua ação terapêutica só surge depois de três dias de consumo
Conhecido mundialmente por ser um aliado das pessoas que sofrem de ansiedade e do estresse da rotina diária, o chá de capim-santo é um ótimo fitoterápico, porém, deve ser consumido da maneira correta. Após 40 minutos, o efeito de calma já é sentido no corpo, mas é preciso consumir o chá todos os dias para sentir os efeitos reais.
A nutricionista Vanderlí Marchiori, uma das fundadoras da Associação Paulista de Fitoterapia diz, para o portal Viva Bem, do UOL, afirma que para baixar a ansiedade é necessário consumi-lo diariamente e indica 1 colher de sobremesa da planta picada para até 300 mililitros de água fervente. Após colocar em um recipiente, é só deixar no fogo por, no máximo, 3 minutos e usufruir dos elementos.
Marchiori diz também que para ter os benefícios do chá, não deve optar pelo de saquinho, vendido no mercado. “Quando muito, haverá 1,5 grama da planta dentro, um nada para acalmar. E não sabemos há quanto tempo (a folha) foi seca. Então, não vale”, aconselha a nutricionista.
Para quem prefere as bebidas feitas em infusão, o farmacêutico e professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá e diretor da Associação Paulista de Fitoterapia, Luís Carlos Marques, sugere esperar a fervura da água, desligar o fogo e deixar a erva ali, mas sem ultrapassar 10 minutos. Para essa versão, será preciso de 2 a 3 colheres de sopa da planta.