Como diagnosticar a dengue? Saiba como perceber os primeiros sintomas

Como diagnosticar a dengue? Saiba como perceber os primeiros sintomas

Ao perceber sintomas característicos, não hesite em buscar ajuda médica

A identificação precoce da dengue é crucial para um tratamento eficaz e a prevenção de complicações. Portanto, ao perceber sintomas e suspeitar de uma picada de mosquito, é crucial procurar atendimento em pronto-socorro ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação profissional.

Diagnosticar a dengue geralmente ocorre clinicamente, com base nos sintomas relatados pelo paciente ao médico. Buscar atendimento profissional é vital, pois permite que os infectados saibam quais medicamentos são seguros para aliviar os sintomas.

Remédios contendo ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios geralmente são contraindicados, sendo o tratamento centrado em hidratação adequada, alimentação balanceada e repouso.

Além da avaliação clínica, a equipe médica pode solicitar exames de sorologia para detectar a presença de anticorpos no sangue, auxiliando na confirmação do diagnóstico. Em casos de febre elevada, o uso de antitérmicos é recomendado para aliviar os sintomas.

Ao perceber sintomas característicos, não hesite em buscar ajuda médica, garantindo um diagnóstico preciso e orientações necessárias para enfrentar a doença. A conscientização sobre os procedimentos de diagnóstico é fundamental para a saúde pública e o manejo adequado da dengue.

Para ler a matéria completa, acesse este link.