Doença rara que deixa cervos “zumbis” gera preocupação nos EUA

Doença rara que deixa cervos “zumbis” gera preocupação nos EUA

Um cervo contaminado foi descoberto no Parque Nacional de Yellowstone, um dos mais famosos dos EUA

Uma doença rara, apelidada de ‘bambi zumbi’, assola cervos nos EUA e partes do Canadá, afetando principalmente a parte neurológica do animal, causando sintomas como excesso de salivação, paralisia e morte dos animais. As informações são do portal Viva Bem, do UOL. 

Um cervo contaminado foi descoberto no Parque Nacional de Yellowstone, um dos mais famosos dos EUA. O caso levantou preocupações sobre a possível transmissão para humanos, embora nenhum caso tenha sido notificado até agora.

A fatal doença, conhecida como “chronic wasting disease” (CWD), também pode afetar veados, renas e alces. A falta de vacinas para prevenção gera grande preocupação com a possibilidade de contágio.

Oficiais afirmam ser impossível erradicar a doença, e o CDC dos EUA alerta que os sintomas podem demorar até um ano para aparecer, incluindo perda de peso, problemas neurológicos, tropeços e apatia.

Pesquisadores apontam que a transmissão ocorre por contato direto com fluidos corporais ou indireto, contaminando solo, água ou alimentos. A resistência da proteína contaminada na natureza ainda é incerta.

Embora não haja registros de contágio em humanos até agora, cientistas alertam que a doença representa um risco para primatas, como macacos e ratos de laboratório, que podem desenvolver sintomas ao se alimentar de animais doentes.

author avatar
Giovana