É verdade que a romã traz sorte? Veja crenças e benefícios dessa fruta

É verdade que a romã traz sorte? Veja crenças e benefícios dessa fruta

Descubra os segredos da romã, desde suas raízes culturais até seus poderosos benefícios para a saúde

No Brasil, muitas pessoas adotam o hábito de consumir a fruta e guardar três de suas sementes na carteira, em busca de atrair dinheiro e sorte abundante para o ano que se inicia. Essa associação da romã com prosperidade e fartura remonta às suas origens no Oriente Médio e na Ásia Menor, onde a fruta era símbolo de amor, fertilidade, esperança e riqueza para diferentes culturas, como os gregos, judeus e romanos.

Além das crenças populares, a romã também se destaca como uma das frutas mais saudáveis do planeta. Rica em uma variedade de compostos vegetais benéficos, estudos têm demonstrado seus potenciais benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de várias doenças.

Por exemplo, a romã é conhecida por melhorar o desempenho nos exercícios, graças aos seus nitratos dietéticos, que aumentam o fluxo sanguíneo e a eficiência do exercício. Além disso, evidências sugerem que o extrato de romã pode desempenhar um papel na redução do risco de câncer de próstata, retardando a reprodução das células cancerosas e induzindo a morte celular.

Outros estudos também apontam que o consumo de romã pode ajudar a diminuir o colesterol LDL “ruim”, especialmente em pessoas com diabetes tipo 2 e colesterol alto.

O suco de romã demonstrou proteger as partículas de colesterol LDL da oxidação, um importante fator no desenvolvimento de doenças cardíacas. Essas descobertas reforçam não apenas os aspectos culturais e supersticiosos associados à romã, mas também sua reputação como uma fruta altamente benéfica para a saúde. As informações são do Dr. Jairo Bouer.