Salmão pode diminuir o colesterol ruim? Estudo responde

Salmão pode diminuir o colesterol ruim? Estudo responde

Estudo da Universidade do Colorado identifica compostos no salmão que contribuem para a diminuição do colesterol LDL

O salmão é frequentemente recomendado por nutricionistas devido às suas proteínas, gorduras magras e ômega-3, mas seu papel na redução do colesterol LDL era incerto até recentemente. Uma pesquisa da Universidade do Colorado identificou quatro compostos na carne do salmão que podem explicar essa diminuição.

O colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim“, pode acumular-se nas artérias, aumentando o risco de problemas cardiovasculares. O estudo revelou que o consumo de salmão levou a uma redução significativa nos níveis de LDL em participantes com sobrepeso ou obesos.

Os pesquisadores identificaram cerca de 30 metabólitos na carne do peixe, sendo quatro deles relacionados à saúde cardiovascular. Esses metabólitos desempenham papéis importantes no processo digestivo e podem contribuir para os benefícios do salmão no controle do colesterol.

A pesquisa envolveu 41 voluntários ao longo de cinco semanas, todos orientados a incluir um ou dois filés de salmão por semana em sua dieta.

Os resultados mostraram não apenas uma queda nos níveis de colesterol total e LDL, mas também uma melhora nos níveis de triglicerídeos e lipoproteínas B, que também estão associados ao risco de problemas cardíacos. As informações são do Catraca Livre.