Jovem tem remissão de câncer após terapia inovadora: “Nasci de novo”
Câncer voltou 3 vezes antes do novo tratamento CAR-T Cell
O jovem paranaense Caio Bressan, de 17 anos, tinha quase 10 quando descobriu uma leucemia linfoide aguda, um tipo de câncer no sangue. Ao longo de sua infância e adolescência teve de lidar com três recidivas – retorno da doença após algum tempo sem sintomas. As informações são do Viva Bem, do UOL.
Sem trégua, Caio já havia entrado em cuidados paliativos. Foi então que ele teve a indicação de uma terapia inovadora – ainda pouco difundida no Brasil – que mudou sua história.
O jovem foi submetido ao CAR-T Cell, um tratamento que combate o tumor com as próprias células de defesa do paciente. Ele passou pelo tratamento em janeiro de 2023.
“Medo eu nunca tive, mas foi um mix de emoções. É um novo tratamento, que pode ser a cura definitiva, e chegou na hora certa. Quando a doutora me apresentou e disse que eu estava apto, aceitei de primeira”, disse ele ao Viva Bem.
A profissional que acompanha Caio é Antonella Zanette, médica responsável pelo serviço de transplante de medula óssea do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Segundo a especialista, o CAR-T Cell “é uma terapia realizada com as células de defesa do próprio paciente. Essas células (linfócitos T) passam por uma modificação genética que as reprograma para reconhecer e combater o tumor”.
A médica explicou que o jovem foi o primeiro paciente pediátrico do Brasil a receber o tratamento com o CAR-T Cell comercial.
Ao longo do primeiro semestre de 2023, após a infusão, Caio foi mensalmente à Curitiba para acompanhar a evolução da terapia. Agora, as visitas foram espaçadas e vão acontecer de seis em seis meses. Caio só pode se considerar curado do câncer quando completar cinco anos em remissão. Seus exames recentes, porém, já não mostram vestígios da doença.
“É como se eu tivesse nascido de novo e tivesse a oportunidade de uma nova vida”, afirmou o rapaz.