Após transplante de Faustão, veja como funciona a doação de órgãos no Brasil

Após transplante de Faustão, veja como funciona a doação de órgãos no Brasil

O SNT (Sistema Nacional de Transplantes) é o órgão responsável por gerenciar os procedimentos

O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, passou por um transplante de coração no último domingo, dia 27 de setembro, após a equipe médica receber a oferta do órgão durante a madrugada. Segundo o Ministério da Saúde, o radialista foi colocado em segundo lugar na lista de transplantes em razão do seu estado de saúde agravado.

De acordo com o portal G1, o boletim médico divulgado na segunda-feira (28) diz que as funções do órgão doado estão funcionando em perfeito estado.

O boletim assinado pelo cardiologista Dr. Fernando Bacal, diz que “o paciente Fausto Silva, que foi submetido ontem, dia 27 de agosto, a um transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein, permanece na Unidade de Terapia Intensiva sob sedação e respirando com auxílio de ventilação mecânica. Seu estado clínico é estável e as funções do coração estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas”.

Com o assunto do apresentador em alta, o tema sobre doação de órgãos no Brasil foi parar entre os assuntos mais comentados nas redes sociais.

Como funciona a doação de órgãos no Brasil?

Segundo o site do governo federal, o SNT (Sistema Nacional de Transplantes), que tem o Ministério da Saúde como órgão central e por meio da CGSNT (Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes), é o responsável pela parte da regularização, controle e monitoramento de todo o processo de doação, captação e distribuição de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoéticas para fins terapêuticos. 

A CGSNT, que tem como responsabilidade a formulação de estratégias para o aumento das doações de órgãos e tecidos, junto com a diminuição do tempo de espera nas filas de transplante, realiza toda a parte de logística para autorização e renovação das equipes médicas dos hospitais onde serão realizados os procedimentos. 

O Brasil, atualmente, tem o maior programa público de transplante de órgãos, células e tecidos do mundo, que é garantido por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), responsável por financiar 88% dos transplantes realizados no país.