O chá de cúrcuma é proibido?

O chá de cúrcuma é proibido?

A Anvisa esclarece que, conforme a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 716, de 2022, o uso de cúrcuma em chás requer uma avaliação detalhada

A cúrcuma destaca-se por suas múltiplas aplicações, desde tempero até infusão em chá. Sua versatilidade é impulsionada pelas poderosas propriedades antioxidantes que contribuem para a saúde.

Apesar de suas vantagens, a infusão de cúrcuma não é liberada para consumo e venda pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A planta, também conhecida como açafrão, não está listada no Anexo I da Instrução Normativa (IN) nº 159, de 1º de julho de 2022, que regula os requisitos sanitários de café, chás, especiarias e outros produtos.

A Anvisa esclarece que, conforme a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 716, de 2022, o uso de cúrcuma em chás requer uma avaliação detalhada da Anvisa. Para ser autorizado, a empresa interessada em comercializar o chá de cúrcuma deve apresentar dados de segurança para avaliação.

Embora o chá de cúrcuma seja proibido pela Anvisa, a nutricionista Laura de Souza Silva destaca os benefícios do superalimento. Com potencial antioxidante, a cúrcuma contribui para a saúde, tendo como alternativas sugeridas o seu uso como tempero e em sucos.

Laura sugere diferentes abordagens para aproveitar os benefícios da cúrcuma, dependendo dos objetivos individuais. Para alcançar benefícios adicionais em casos específicos, como doenças autoimunes, atletas de alto rendimento e imunidade enfraquecida, concentrações maiores são recomendadas. A nutricionista enfatiza a associação da cúrcuma com pimenta-do-reino para otimizar a biodisponibilidade e absorção. As informações são do Metrópoles.

Mais benefícios da cúrcuma

Quer conhecer outros benefícios do tempero para a sua saúde? Leia a matéria completa da PROTESTE, clicando aqui, e fique por dentro de como a cúrcuma pode ajudar em diversas áreas do seu corpo, melhorando a qualidade de vida.

Giovana