8 benefícios da cúrcuma para a saúde
Suas propriedades beneficiam o sistema imunológico, apresentando características antioxidantes e anti-inflamatórias
A cúrcuma, também conhecida como curcumina, é frequentemente recomendada como complemento para diversos tratamentos de saúde, abrangendo desde infecções bacterianas e resfriados até problemas como diabetes, reumatismo e colesterol.
Suas propriedades beneficiam o sistema imunológico, apresentando características antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antidiarreicas, antiespasmódicas, antifúngicas, antidepressivas, antivirais, diuréticas, neuroprotetoras e de prevenção de doenças cardiovasculares.
Embora a cúrcuma tenha ganhado destaque como um superalimento, é importante estar ciente de suas contraindicações. Pessoas que enfrentam problemas de coagulação sanguínea ou estão prestes a passar por cirurgias devem evitar o consumo excessivo, pois a cúrcuma pode ter propriedades anticoagulantes.
Além disso, aqueles com histórico de pedras nos rins devem moderar o consumo, uma vez que a cúrcuma pode aumentar a formação de oxalato, um componente das pedras nos rins.
Estudos evidenciam que a curcumina, presente na cúrcuma, possui efeitos neuroprotetores, sendo considerada no tratamento de doenças neurológicas como Parkinson e Alzheimer. Além disso, pesquisas investigam seu potencial no combate a alguns tipos de câncer, destacando seu papel relevante como fonte rica de antioxidantes e na abordagem de doenças inflamatórias crônicas.
Culturas orientais utilizam a cúrcuma há milênios, incorporando-a em alimentos como o curry, não apenas pelo sabor, mas também pelos benefícios à qualidade de vida. O interesse crescente na ciência ocidental levou à extração da curcumina, agora presente em suplementos alimentares.
Para ler a matéria completa, acesse este link