O que é a varíola do Alasca? Conheça os sintomas
Autoridades de saúde dizem que as pessoas não devem ficar preocupadas com o vírus, mas em alerta
Um homem do Alasca morreu no final de janeiro de ‘Alaskapox’, um vírus raro que ocorre principalmente em pequenos mamíferos e pode causar lesões na pele. Esta é a primeira morte relatada pelo vírus.
Até agora, sete casos de ‘Alaskapox’ foram registrados no Alasca. O vírus foi identificado pela primeira vez em 2015.
Os sintomas da doença geralmente são leves, mas podem incluir lesões na pele, inchaço dos gânglios linfáticos e dor muscular ou articular.
Ainda não está claro como o homem contraiu o vírus, já que ele vivia sozinho em uma área florestada e não havia viajado recentemente. O paciente passou por várias consultas médicas e rodadas de antibióticos antes de ser hospitalizado em novembro devido ao agravamento das lesões. Apesar dos esforços médicos, o homem desenvolveu complicações graves e faleceu no final de janeiro.
Alaska confirms first fatal case of Alaskapox https://t.co/kb7lC12cme pic.twitter.com/3hGSVwSs3w
— New York Post (@nypost) February 11, 2024
Autoridades de saúde dizem que as pessoas não devem ficar excessivamente preocupadas com o vírus, mas devem estar cientes dele. É importante que os médicos no Alasca façam um diagnóstico de ‘Alaskapox’ precocemente, especialmente em pessoas imunocomprometidas. As informações são do O Globo.