Qual é o lugar mais seguro do avião? Saiba como escolher seu assento

Qual é o lugar mais seguro do avião? Saiba como escolher seu assento

Um estudo mostrou qual é a parte mais segura do avião

Quando chega a hora de escolher o assento no avião diversos fatores influenciam, como ficar perto da janela ou facilitar a ida ao banheiro. Mas, você já pensou qual assento é o mais seguro em caso de acidente?

Um estudo mostrou que a parte de trás do avião é a mais segura, no entanto, a diferença é pequena. O levantamento realizado pela Flight Safety Foundation, organização internacional dedicada à segurança da aviação, revelou que a parte dos fundos da aeronave é a que teve mais sobreviventes. As informações foram publicadas pelo UOL.

De todos os acidentes analisados, em 39 a parte de trás foi a mais segura. Em 25, foi a parte central. Já em 32, a frente teve menos mortes.

Em um mesmo acidente, até duas áreas podem registrar menos mortes em comparação com a restante, como no caso de um acidente com um Boeing 737 da US Arways dos EUA em 1991. Nele, 19 pessoas que estavam na área da frente do avião morreram, enquanto no meio e na parte de trás foram três mortes.

O estudo foi feito com 284 acidentes ocorridos de 1959 a 2020. Dos quais, 70 apresentavam dados onde era possível realizar alguma comparação, como ter ao menos um sobrevivente.

A organização responsável pelo levantamento destaca que o índice de sobrevivência e a segurança contra acidentes entre as décadas de 1950 e 1970 eram bem menores do que os da década de 1980 em diante. Por isso, a comparação pode não ser tão precisa em relação aos aviões mais modernos.