3 formas eficientes de usar bicarbonato de sódio na sua rotina

3 formas eficientes de usar bicarbonato de sódio na sua rotina

Descubra os segredos desse composto versátil e suas múltiplas aplicações na limpeza, culinária e muito mais

Identificado pela fórmula NaHCO3, o bicarbonato de sódio contém o íon bicarbonato (ou hidrogenocarbonato, HCO3-) com propriedades alcalinas. Sob condições ambientes, o bicarbonato se apresenta como um sólido cristalino, embora no comércio seja encontrado como um pó finíssimo e branco.

Altamente versátil, o bicarbonato de sódio é apreciado por sua alcalinidade, que lhe confere a capacidade de neutralizar ácidos, e por suas propriedades sanitizantes, que o tornam um produto popular para tarefas domésticas e de higiene.

3 usos do bicarbonato de sódio:

Na lavanderia: O bicarbonato de sódio é eficaz na remoção de manchas devido às suas propriedades alcalinas e antissépticas. É comumente usado em receitas caseiras para limpeza de superfícies e pisos, sendo especialmente útil para manchas sensíveis a variações de pH, como aquelas provocadas por corantes.

Na indústria farmacêutica: Na indústria farmacêutica, o bicarbonato de sódio é empregado em antiácidos estomacais, aliviando a azia por meio de comprimidos efervescentes. No estômago, reage com o ácido gástrico, formando CO2 gasoso, proporcionando alívio ao desconforto digestivo.

Na cozinha: Na culinária, o bicarbonato de sódio é usado como substituto do fermento biológico em bolos e biscoitos, realizando uma “fermentação química”. Adicionado em pequenas quantidades, libera dióxido de carbono quando aquecido, deixando os alimentos mais aerados e proporcionando textura fofa e leve.

As informações são do portal Tilt, do UOL.