10 benefícios da hortelã para a sua saúde

10 benefícios da hortelã para a sua saúde

A planta é reconhecida como medicinal com propriedades analgésicas

As folhas da hortelã são ricas em óleos essenciais, antioxidantes e uma variedade de vitaminas, tornando o chá de hortelã uma fonte de inúmeros benefícios para o organismo.

A planta é reconhecida como medicinal com propriedades analgésicas, digestivas e antigripais, tornando seu chá um aliado importante para o bem-estar e a saúde, combatendo diversos sintomas de doenças.

10 benefícios da hortelã:

Regulação do colesterol: A hortelã auxilia na redução do colesterol LDL, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Alívio respiratório: Compostos como ácido ascórbico e mentol na hortelã ajudam a aliviar sintomas de asma, congestão nasal, rinite e sinusite.

Aumento da concentração: O chá de hortelã promove mais disposição e agilidade mental, sendo ideal para momentos de estudo ou concentração.

Redução de cólicas menstruais: O efeito relaxante da hortelã também beneficia a musculatura uterina, aliviando cólicas menstruais.

Fortalecimento imunológico: Rica em vitaminas e minerais, a hortelã fortalece o sistema imunológico.

Melhora digestiva: O chá de hortelã alivia gases, cólicas, azia e refluxo, melhorando a produção de secreções digestivas e relaxando o intestino.

Propriedades antibacterianas: A hortelã combate bactérias no trato digestivo e na boca, prevenindo halitose e infecções.

Alívio de estresse e ansiedade: O mentol presente na hortelã promove relaxamento, diminuindo estresse, ansiedade e dores musculares.

Alívio de dores de cabeça e enxaquecas: O chá de hortelã atua como vasodilatador, melhorando a circulação e aliviando dores de cabeça.

Potencial anticâncer: Estudos preliminares sugerem que o extrato de hortelã pode ter propriedades anticâncer, porém mais pesquisas são necessárias para confirmar esses benefícios. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.