Abacate é uma fonte de gorduras saudáveis? Veja 5 benefícios

Abacate é uma fonte de gorduras saudáveis? Veja 5 benefícios

Descubra por que o abacate é mais do que uma simples fruta, e como pode ser um aliado vital para uma dieta equilibrada

O abacate, por muito tempo, foi alvo de críticas devido ao seu teor de gordura, porém, uma análise mais aprofundada revela que a maior parte dessas gorduras são monoinsaturadas, reconhecidas por seus efeitos benéficos no organismo.

Apesar de ser considerado um alimento calórico, as calorias do abacate variam de acordo com o tamanho da fruta, oferecendo uma média de 96 calorias e 8,4 g de gordura a cada 100 g.

Além disso, é uma fonte significativa de fibras, vitaminas do complexo B, K e C, bem como minerais como potássio e cobre. Com uma ampla variedade de tipos que variam em cor, tamanho e forma, o abacate se destaca como um componente valioso em uma dieta equilibrada, proporcionando uma série de benefícios para o organismo.

5 benefícios do abacate para a sua saúde: 

Saúde cardiovascular: Apesar de sua alta concentração de gordura, o abacate é benéfico para o coração devido às gorduras insaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares e protegendo as artérias contra lesões.

Fortalecimento ósseo: Os minerais presentes no abacate, como cobre, cálcio, zinco, fósforo e selênio, aumentam a densidade mineral óssea, reduzindo o risco de osteoporose e mantendo os ossos saudáveis e resistentes.

Regulação intestinal: Rico em fibras solúveis, o abacate contribui para a regularização do funcionamento do intestino, prevenindo a constipação e facilitando a evacuação, enquanto suas gorduras monoinsaturadas auxiliam na lubrificação das fezes.

Redução do estresse: A presença de antioxidantes como a glutationa no abacate ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo uma sensação de relaxamento e controle da ansiedade, além de contribuir para uma melhor qualidade de sono.

Nutrição nervosa: A vitamina B3 presente no abacate atua no sistema nervoso, ajudando na produção de hormônios que promovem o relaxamento, enquanto o potássio e o lítio também presentes na fruta contribuem para o controle da ansiedade e para uma boa noite de sono.

As informações são do UOL.