Maçã: 6 benefícios da fruta que é rica em vitaminas e minerais

Maçã: 6 benefícios da fruta que é rica em vitaminas e minerais

Conheça os poderosos nutrientes da maçã e como eles podem fortalecer sua saúde e prevenir doenças

A sabedoria popular já dizia: “Uma maçã por dia mantém você longe do médico”. Este provérbio inglês ilustra o poder nutricional dessa fruta, originária da Ásia e com milhares de variedades. Com sua praticidade e sabor irresistível, a maçã oferece nutrientes essenciais, como vitaminas C, minerais como cálcio, fósforo e potássio, além de fibras e a quercetina, um antioxidante poderoso.

Consumir maçã regularmente não apenas satisfaz o paladar, mas também contribui para uma vida equilibrada e saudável, ajudando a prevenir uma série de doenças.

6 Benefícios das maçãs:

Saúde do coração: Consumir maçãs está associado a um menor risco de problemas cardiovasculares devido às fibras solúveis e polifenóis, que reduzem o colesterol e a pressão arterial, conforme pesquisa da Medical University of Warsaw.

Prevenção da obesidade: Estudo publicado na revista Food Chemistry revela que compostos encontrados em maçãs beneficiam as bactérias intestinais, sugerindo novas estratégias para prevenir a obesidade.

Alívio da prisão de ventre: Com alto teor de fibras, as maçãs, especialmente consumidas com casca, são eficazes contra a constipação, graças à pectina, uma fibra que atua como prebiótico, melhorando o funcionamento intestinal.

Combate à asma: Antioxidantes presentes nas maçãs protegem os pulmões de danos oxidativos, reduzindo os riscos de asma, conforme estudo da California State University. A quercetina, na casca, regula o sistema imunológico e reduz a inflamação.

Prevenção de doenças neurodegenerativas: Pesquisas da Universidade Cornell destacam que antioxidantes presentes nas maçãs protegem contra o estresse oxidativo associado ao Alzheimer e ao Parkinson, além de preservar células nervosas produtoras de dopamina.

Fortalecimento do sistema imunológico e da saúde óssea: A presença de fibras e vitamina C nas maçãs estimula o sistema imunológico, protegendo contra gripes e resfriados. Além disso, a fruta contribui para a densidade óssea e a resistência dos ossos, prevenindo a osteoporose. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.